conecte-se conosco

Cultura

Biblioteca Mário Lobo inaugura Seção Braille no sábado

São 58 títulos destinados à leitura inclusiva de crianças, jovens e adultos

Publicado

em

No sábado, 19, a Biblioteca Pública Mário Lobo (BPML), sucursal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), inaugura a Seção Braille, a partir das 10h30. O local já está pronto com mesas, cadeiras e as prateleiras, as quais já estão com os títulos disponibilizados para o incentivo à leitura inclusiva.

Ainda no sábado, para encerrar a programação voltada para o aniversário de quatro anos da biblioteca, acontecem atividades infantis das 9h às 12h e apresentação do Coral das Crianças, às 11h30.

A Seção Braille é um importante avanço para Paranaguá no que tange ao atendimento e orientação aos usuários. Além dos livros em braille, em que o leitor com deficiência visual lê com a ponta dos dedos, há ainda livros falados e livros digitalizados. Segundo a Biblioteca Pública do Paraná, os livros falados são gravados em áudio em formato de CD. O acervo abrange assuntos variados e atende ao público adulto e infantil.

O acervo montado na Seção Braille em Paranaguá conta com livros infantis, infantojuvenis e adultos. No segmento infantil podem ser encontrados clássicos como Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato; na categoria infantojuvenil, as pessoas poderão ter acesso à obra de J.K. Rowling, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Para o leitor adulto, há o exemplar O Céu está Caindo, de Sidney Sheldon, um escritor e roteirista norte-americano autor de 18 romances. Mais ainda há outros títulos, pois ao todo foram destinados 58 exemplares a Paranaguá.

 


“Harry Potter e as Relíquias da Morte” é um dos exemplares da categoria infantojuvenil disponível para o público

 

Para emprestar um dos títulos, o público que ainda não tem inscrição na Biblioteca, deve fazer de acordo com as “normas para inscrição de leitor e empréstimo de livros”. De posse da carteirinha, o leitor solicita o cadastramento na Seção Braille.

ESPAÇO CULTURAL

A Biblioteca Mário Lobo é gerida pelo Governo do Estado e tem como cogestora a Prefeitura de Paranaguá. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, afirmou que a prefeitura cede funcionários para a manutenção do local. “É um dos principais espaços culturais que a nossa cidade teve a honra de ser prestigiada com a inauguração em 2013. As atividades desenvolvidas na biblioteca incentivam o acesso à cultura da nossa população de forma contínua, uma linha de gestão do prefeito Marcelo Roque para valorizar a riqueza artística e cultural parnanguara e litorânea", destacou.

 


Inauguração da sala marca o aniversário de quatro anos

 

Com 850 metros quadrados, a Biblioteca Mário Lobo foi criada há quatro anos com o objetivo de ser um espaço de convivência, leitura, pesquisa e interação com a comunidade. O local funciona como espaço de exposições artísticas locais, tem uma considerável gama de livros disponíveis à população e, ainda, conta com um auditório para utilização da comunidade.

Publicidade


Em alta