conecte-se conosco

Cultura

Alunos da Escola Nazira Borges recitam poesia no Terminal Urbano

Com iniciativa da escola, estudantes do 4.º ano buscaram levar cultura e alegria à população

Publicado

em

Por iniciativa da professora Gisele Custódio da Veiga Ribeiro, e apoio da direção da Escola Municipal do Campo Nazira Borges, localizada no Km 19, região de Alexandra, alunos do 4.º ano estão participando do projeto Poema Itinerante. Conforme a professora, o projeto surgiu de uma ideia de sala de aula. “De repente notamos que ele poderia ser ampliado também para fora da escola, a princípio na comunidade local e, em seguida, essa ideia foi crescendo e resolvemos expandir para toda a sociedade parnanguara conhecer”, destacou.

Pela primeira vez, na manhã de ontem, 25, os alunos recitaram poemas que eles produziram, no Terminal de Transporte Público, no Centro de Paranaguá. “Recebemos apoio de secretarias municipais como a Educação e Segurança, da empresa Viação Rocio e contamos com a empolgação das crianças. A população gostou muito, as pessoas acompanharam a leitura dos poemas deixando essa manhã maravilhosa”, salientou a professora Gisele. As crianças se dirigiram ao Centro recitando seus poemas dentro do ônibus. “Eles vieram dentro do ônibus recitando os poemas, conversando com os passageiros e entregando cópias dos seus trabalhos”, contou. A ideia é que o Poema Itinerante faça novas apresentações em outros locais públicos. A turma do 4.º ano é composta por 14 alunos e todos participam do projeto. Os alunos recitaram os poemas em várias linhas de ônibus e distribuíram seus trabalhos.

A diretora da escola, Damaris Batista Faryj informou que o projeto começou no início de ano. “Já foram vários temas e agora resolvemos expandir para a comunidade. Para nós é muito gratificante saber que o projeto está dando certo e que a população gostou. Agora expandiremos para asilos, creches e outros espaços para levar a cultura através dos poemas apresentados e escritos pelos alunos”, destacou a diretora.

A secretária municipal de Educação, Vandecy Silva Dutra, se emocionou com a desenvoltura e talento das crianças. “Esse projeto foi iniciativa da escola e os alunos saíram da escola e vieram declamar poemas para a população na Terminal Urbano. Declamar poemas no período da manhã às pessoas que estão indo trabalhar, estudar é alegrar o dia dessas pessoas pelo encanto dessas crianças. São poesias que eles mesmos produziram e estão aqui apresentando. É um momento muito especial”, enfatizou.

Publicidade


Em alta