conecte-se conosco

Polícia

8.º GB treina equipe de Força-Tarefa para resposta a desastres

Participantes tiveram que demonstrar muita disposição, enfrentando práticas cansativas e até exercício simulado que exigiu mais de oito horas seguidas de trabalho

Publicado

em

O 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB) promoveu, entre os dias 11 e 15 deste mês, a capacitação de 14 bombeiros militares, para atuação como primeiros respondedores em desastres na área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). As instruções aconteceram na área do 8.º Grupamento de Bombeiros, no litoral do Paraná, especificamente nos municípios de Paranaguá e Guaratuba.

A turma foi composta por representantes de cada uma das frações do Corpo de Bombeiros no litoral, os quais serão os representantes da unidade no Regime de Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD). 

De acordo com as informações do setor de Comunicação Social do 8.º GB, o treinamento foi composto por aulas teórico-práticas, abrangendo muitas atividades em meio a escombros que mimetizam ambientes de desmoronamento (estruturas colapsadas). O conhecimento repassado em sala de aula foi embasado nas doutrinas mundiais para atendimento de desastres, há tempos já estudados por entidades internacionais e aplicados nas mais renomadas corporações. Já no campo, os alunos tiveram que demonstrar muita disposição física e psicológica, enfrentando práticas cansativas e até mesmo um exercício simulado que exigiu mais de oito horas seguidas de trabalho pesado madrugada a dentro.

Com a conclusão das aulas, os alunos passam para a última etapa de treinamento, a qual consistirá de capacitação em técnicas de remo e será realizada na próxima semana. Após o fim da preparação, o grupo formado permanecerá em regime de sobreaviso, cumprindo seus afazeres normais na corporação, porém, disponíveis para eventuais acionamentos em qualquer área do litoral, do estado e até fora do Paraná e do Brasil, sob designação do Comando do Corpo de Bombeiros.

 

Fotos: Comunicação Social do 8ºGB.

Publicidade


Em alta