conecte-se conosco

Trânsito

Bicicletas fazem parte do estilo de vida do parnanguara

Meio de transporte é apontado como mais rápido e prático pelos moradores

Publicado

em

Em uma pequena volta por Paranaguá, facilmente podem ser observados vários moradores utilizando a bicicleta como meio de transporte. Não é à toa que em 2014 uma notícia chamou a atenção de todo o Estado. Um levantamento indicou que a cidade tinha duas bicicletas para cada carro, ou seja, mais de 100 mil delas. Desde aquele ano, nenhuma outra pesquisa foi apresentada sobre a quantidade deste tão popular meio de locomoção, segundo a Superintendência Municipal de Trânsito. No entanto, ao que tudo indica, o número continua alto.

Uma pesquisa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) de 2015 mostrou que 58% dos funcionários usam a bicicleta regularmente como meio de transporte. Dos 455 colaboradores, 78% possuem bicicleta e 69% já usaram a "bike" para chegar ao trabalho em alguma ocasião.

Por que a bicicleta?

A parnanguara Daiane Vanessa do Amaral Lemos, moradora no Jardim Guaraituba, afirmou que aprendeu a pedalar aos sete anos e nunca mais parou. “Uso a bicicleta para tudo. Para Paranaguá esse meio de transporte é essencial, se não fosse a bicicleta seria muito difícil. É muito melhor que o ônibus, não precisa ficar esperando, é mais barato e melhor para o meio ambiente. Com relação às ciclovias e ciclofaixas, acho que melhorou bastante, mas os veículos não respeitam. Uso para trabalhar, para ir ao mercado, ia para a escola, sempre fez parte da minha vida”, destacou. Na casa de Daiane moram quatro pessoas e cada um tem a sua bicicleta.

 


A parnanguara Daiane Vanessa do Amaral Lemos, moradora no Jardim Guaraituba, afirmou que aprendeu a pedalar aos sete anos e nunca mais parou

 

Para melhorar ainda mais a relação entre todos os envolvidos no trânsito, a moradora acredita que é preciso ativar os semáforos para ciclistas instalados em alguns pontos da cidade. “Isso ia ajudar bastante, porque passaríamos com mais segurança, porque, às vezes, os carros não esperam e quase esbarram nos ciclistas”, lembrou Daiane.

O casal Edneia Correia e Joacir Mendes é morador na Vila Guarani e disse que o meio de transporte é utilizado para pagar contas, para se deslocar até o centro, para fazer compras e buscar a neta na escola. “É muito melhor que andar de ônibus, gosto muito mais. Tem que esperar muito tempo no ponto do ônibus. Já a bicicleta me dá essa liberdade, podemos parar onde a gente quer sem muita dificuldade”, frisou Edneia. “Sempre usei a bicicleta para levar minhas filhas à escola, agora busco minha neta”, completou.

Para Joacir, o crescente número observado na frota de veículos na cidade propicia que as pessoas procurem por meios alternativos de locomoção e a bicicleta se encaixa nessa necessidade dos parnanguaras. “Com o trânsito em alguns pontos da cidade, é melhor andar de bicicleta do que de carro. Tem gente que não respeita, por isso é preciso ter cuidado. As pessoas saem do serviço com pressa e só querem saber de ir embora logo”, ressaltou Joacir.

João Gomes trabalha no conserto de bicicletas em Paranaguá há 15 anos e recebe cerca de dez bicicletas para arrumar por dia. Segundo ele, o constante uso da bicicleta se justifica pelo modo de vida da população e pelas características da cidade. “Aqui tudo é mais ou menos perto, é uma cidade plana, você vai de bicicleta e não precisa de ônibus. O porto fica a dez minutos do centro e muitas pessoas trabalham lá, é um meio de transporte indispensável. O custo é bem baixo também, com cerca de R$ 500 é possível comprar uma e esse dinheiro em ônibus acaba rápido. O parnanguara se preocupa em cuidar dela para não ficar a pé”, observou João.

 


“O parnanguara se preocupa em cuidar dela para não ficar a pé”, observou João Gomes, que trabalha no conserto de bicicletas em Paranaguá há 15 anos

 

 

SEMANA DE TRÂNSITO

De 18 a 25 de setembro, é realizada em várias cidades do País, a Semana Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar a sociedade para que as ações sejam repensadas para um trânsito mais seguro. Em Paranaguá, serão realizadas diversas campanhas educativas. O tema continua o mesmo definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o Maio Amarelo, “#MINHAESCOLHAFAZADIFERENÇA “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

A fim de levar mais informação para os ciclistas, a Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) e a Equipe de Educação para o Trânsito, em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Detran Paranaguá e Secretaria de Educação, irão promover uma campanha educativa com panfletagem na Avenida Belmiro Sebastião Marques, na quinta-feira, 21, a partir das 9h.

Publicidade


Em alta