Infraestrutura

Cerimônia dá início à restauração do Solar dos Guimarães

Sede administrativa do Sindestiva voltará a funcionar no local

gsrt8p q 1584460538

O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) realizou na manhã de sábado, 23, uma solenidade para dar início às obras do restauro do casarão Solar Guimarães.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, sindicalistas e convidados, que antes da cerimônia fizeram uma visita ao Solar dos Guimarães, obra neoclássica, construída na segunda metade do século XIX pelo Visconde de Nácar, a fim de servir de residência para sua família.
O imóvel pertence ao Sindestiva desde o início da década de 1970, tendo sido tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, em dezembro de 1990. Após a visita ao casarão, os presentes seguiram ao teatro Rachel Costa para a solenidade oficial. 

O presidente do Sindicado dos Estivadores, João Antonio Baptista Lozano, enfatizou ser uma data marcante para a família estivadora e para Paranaguá. “É com muita alegria que começamos a concretizar um sonho que teve início há muitos anos quando adquirimos o casarão. Neste mês de setembro, o sindicato completou 114 anos de história de fundação. História que está vinculada à história de Paranaguá, e não podemos falar do desenvolvimento da cidade sem associar às atividades portuárias, e  neste contexto, a Estiva está inserida pelas mãos e ombros dos nossos trabalhadores. Temos a plena certeza de que o projeto de restauro, que hoje se inicia, será um marco não só para a gestão administrativa da Estiva, mas para toda a cidade”, destacou Lozano, informando que após o restauro o casarão voltará a abrigar a sede administrativa do Sindicato, e também serão promovidas atividades educativas e cultural.

 

Foto%202 %20Presidente%20Lozano
Presidente Lozano enfatizou ser uma data marcante para a família estivadora

 

O diretor Empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, destacou que a cidade vive um momento de retomada do crescimento. “Paranaguá está chegando em um momento crucial, virando uma página em sua história. As coisas estão acontecendo, nossos trabalhadores estão sendo respeitados, a prefeitura está fazendo a cidade se movimentar, estamos recebendo a maior empresa do mundo que esta vindo a Paranaguá para somar com o município. O mundo inteiro está procurando a China e a China procurou Paranaguá, e quando digo procurando, o resto da América Latina não tem hoje o que tem Paranaguá, este pedacinho de chão tem a melhor empresa do mundo colocando seus pé aqui para que a cidade cresça”, destacou Fregonese, ressaltando o trabalho que está sendo realizado no município. “Eu quero dizer o seguinte: ao invés de reclamar, deixem o homem trabalhar, ao invés de criticar, usem a crítica em benefício de alguma coisa, todo mundo que fala porque não tem o que fazer, falam, falam, falam… temos que parar de ter discurso e apresentar solução. Parabéns à Estiva, pois quando Paranaguá vence, o Paraná vence, e o País também”, destacou Fregonese. 

 

Foto%203%20 %20Fregonese
Diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese: “Parabéns à Estiva, pois quando Paranaguá vence, o Paraná vence, e o País também”, destaca

 

O secretário interino da Cultura do Estado, Jader Alves, enfatizou a importância do resgate da história. “Nós batalhamos muito para que PROFICE saísse do papel. Iniciativas como a do Sindicato dos Estivadores devem ser recorrentes, pois somente com o resgate da história poderemos avançar para o futuro”, disse Alves. 

O prefeito Marcelo Roque parabenizou a conquista da Estiva, que beneficia toda a sociedade. “Quero aproveitar este momento para agradecer a toda diretoria da Estiva o empenho e dedicação. Um casario que tem toda a sua história e parte cultural, centenário e quem ganha não é só o Sindicato da Estiva e sim toda a Paranaguá, pois é mais um ponto turístico que estará aberto à visitação. Nossa gestão conseguiu a tão esperada restauração da Estação Ferroviária, e durante os próximos anos lugares que ficaram esquecidos também serão resgatados, como é o caso do Palácio Visconde de Nácar. O restauro destes casarões vem do anseio do nosso povo. E aqui parabenizo o Lozano, o Everson e toda a diretoria da Estiva por mais esta novidade para os associados”, destacou Marcelo Roque. 

 

Marcelo%20Roque
Prefeito Marcelo Roque parabenizou a conquista da Estiva, que beneficia toda a sociedade

 

O Deputado Estadual, Luiz Cláudio Romanelli, enfatizou que é um marco para a cultura do Estado. “Fico feliz, pois estamos participando desde o início deste projeto, e hoje conseguimos enquadrar a obra no Profice, que é um programa estadual que incentiva a recuperação dos prédios históricos. É um programa novo e que significa o marco inicial do processo de arrecadação de recursos que é muito importante para Paranaguá e para o Paraná”, destacou Romanelli.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Marquinhos Roque, também comemorou o lançamento de revitalização do Solar dos Guimarães. “Estamos dando um importante passo. Isso demostra que estamos empenhados e trabalhando muito para que tenhamos o resgate da história de Paranaguá”, destacou. 

O secretário da Sindestiva, Everson Farias, falou sobre a satisfação de poder iniciar as obras. “Para nós da diretoria está sendo um prazer poder dar este pontapé inicial a esta obra, que é uma grande riqueza não só do Sindicato dos Estivadores, mas de toda a população parnanguara”, comemorou Farias.

A OBRA

A obra de revitalização inicia com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Estado (Profice), que capta verba de empresas que são devedoras do ICMS para o Governo do Estado. A Lei Rouanet também será empregada na segunda fase da obra, por meio da captação do Imposto de Renda. 

Você também poderá gostar

Cerimônia dá início à restauração do Solar dos Guimarães

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.