Polícia

PM apreende 1.500 pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai

Blitz de Trânsito na Avenida Coronel Santa Rita feita pela Polícia Militar foi determinante para a apreensão

fh94uqro 1584460040

Na segunda-feira, 2, às 14h50, uma operação de trânsito do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM) constatou um fato atípico: ao invés de apenas os costumeiros delitos de trânsito, a operação encontrou uma carga de mais de 1.500 pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai em um furgão parado pela blitz, carga avaliada em cerca de R$ 45 mil, segundo valores praticados no mercado ilegal. A abordagem foi feita na Avenida Coronel Santa Rita, no Bockmann, quando foi parado um furgão Fiat Ducato de cor branca. Assim que estacionou o carro, o condutor, um homem de 44 anos de Curitiba, imediatamente tentou fugir a pé, mas foi detido pelos policiais presentes na operação, os quais suspeitaram da fuga e fizeram vistoria aprofundada no carro, no qual foi constatada a mercadoria ilegal, bem como placa clonada, carteira cassada e que o veículo era roubado. 

cigarro contrabandeado para paranagua
Não se sabe ainda qual seria o destino dos cigarros contrabandeados

 

“Estávamos em uma blitz policial, em determinado momento abordamos este veículo e pedimos para que ele parasse. Assim que isso ocorreu, o condutor do veículo, quando foi questionado sobre o documento, veio a fugir do local e as equipes policiais tiveram que correr atrás dele, alcançando-o três quadras depois, onde foi possível detê-lo”, afirma o sargento Aguiar do 9.º BPM.

A fuga repentina do condutor despertou interesse dos policiais quanto ao veículo. “Fomos inicialmente apurar a situação documental do furgão, de imediato já vimos que a placa era clonada e, verificando o chassi, apuramos que a van foi roubada o ano passado em Curitiba”, explica. Após isso, foi averiguada a parte interna do furgão pela equipe da PMPR, onde foram encontrados os 1.500 pacotes de cigarro contrabandeado todos oriundos do Paraguai. “Estava tudo errado”, completa o sargento, destacando que a carteira do condutor também estava cassada.

“O homem foi encaminhado à Polícia Federal (PF), que é responsável pela apuração do caso em questão. A blitz de trânsito não se refere só à verificação de documentos e questões de trânsito, como também inibe a questão de tráfico de drogas, contrabando de cigarros, entre outros crimes”, afirma o sargento Aguiar. 

A PF já ouviu o acusado na terça-feira, 3, e anunciará novidades sobre o caso nos próximos dias, bem como o possível destino da carga contrabandeada. O suspeito foi acusado à PF pelo crime de contrabando, receptação e adulteração de sinal de veículo automotor. O furgão e o produto atualmente encontram-se apreendidos na sede da Polícia Federal em Paranaguá. 

cigarro contrabandeado do paraguai

“Com relação às blitze, a gente reforça que quem não deve, quem anda na legalidade no dia a dia, não deve temer, pois somente será verificado o documento e o condutor, caso esteja dentro da Lei, será posteriormente liberado”, finaliza o sargento Aguiar, destacando a importância das ações policiais em Paranaguá e no litoral.

Você também poderá gostar

PM apreende 1.500 pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.