Para os devotos de Nossa Senhora do Rosário este sábado, 7, é dia de agradecer, realizar seus pedidos e celebrar a fé que é carregada de história e amor por Paranaguá. O Dia da Padroeira da cidade, que existe há 442 anos, tem uma programação desde as 8h, com terço, almoço, missa e procissão voltada para o tema deste ano: “Bem Aventurada Aquela que Acreditou” (Lc 1,45).
A partir das 8h, a Catedral Diocesana estará aberta no sábado para orações. Às 11h, haverá o início do terço mariano pelas famílias, com participação da catequese, para homenagear Nossa Senhora.
“É um momento muito celebrativo. Não será missa, será um terço meditado e rezado, com muitas orações e fé”, contou o padre Emerson Zella.
Depois do terço, acontece um dos momentos mais sublimes da festa que é a coroação de Nossa Senhora do Rosário. “É uma devoção muito antiga, em que fazemos o gesto de colocar uma coroa sobre a cabeça da imagem de Nossa Senhora, simbolizando que assim como a imagem recebe a coroa, no nosso coração ela é a nossa rainha. É um sinal, como jogar pétalas para alguém ou se curvar diante de um imperador, de um rei, a gente coroa por ser a mãe do nosso salvador. A coroa dela é em virtude do seu filho, Jesus, que é o nosso verdadeiro rei”, explicou padre Emerson.
Logo em seguida da parte religiosa, acontece um almoço festivo à moda italiana, no valor de R$20, no salão paroquial da Catedral Diocesana. Crianças até 10 anos, acompanhadas dos pais, não pagam.
ENCERRAMENTO
A partir das 19h de sábado, a solenidade da festa da padroeira encerra com missa presidida pelo bispo dom Edmar Peron com a presença dos representantes das paróquias de Paranaguá. A procissão luminosa acontece logo após a missa pelas imediações da igreja. “Passaremos, sobretudo, na frente da prefeitura onde a gente consagra a cidade de Paranaguá a Nossa Senhora do Rosário”, destacou padre Emerson. No domingo, 8, a partir das 14h30, acontece a quermesse, uma tarde recreativa com bingo e distribuição de prêmios no salão da Catedral.