Neste mês, um chamamento tem sido feito para que as mulheres cuidem da sua saúde e não deixem de fazer o exame clínico de mama, mamografia e preventivo. Na primeira semana da campanha, já foram solicitadas mais de 60 mamografias e mais de 70 coletas de preventivo.
A enfermeira Luciane Cunha Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, disse que a população tem que procurar a unidade de saúde mais próxima, já que todas estão aptas a ofertarem os exames. Aquelas que estão na faixa etária de 50 a 69 anos devem fazer o exame clínico das mamas, além do exame de mamografia a cada dois anos. Já o preventivo deve ser feito por mulheres de 25 a 64 anos.
“Durante o ano, geralmente a mamografia tem sido procurada por mulheres mais jovens, pois há vários diagnósticos de câncer em mulheres mais jovens e isso acaba gerando um medo. Mas mulheres abaixo dos 50 só fazem a mamografia se mãe ou irmã já tiver tido câncer ou algum homem na família. Aquelas que apresentarem algum problema na mama também precisam fazer”, explicou a enfermeira Luciane. Neste caso, o Ministério da Saúde, por meio das unidades de saúde, libera um protocolo e a paciente é encaminhada a uma clínica.
PROCURA
Ainda é cedo para afirmar se a procura pelos exames neste ano está maior que na campanha realizada no ano passado. “Fizemos em torno de mil atendimentos em 2016. No mês de outubro, temos essa média. Normalmente temos 200 exames de preventivo e 100 pedidos de mamografia e neste mês em uma semana tivemos mais de 70 preventivos”, disse Luciane.
O ideal seria alcançar 500 exames de preventivo ao mês em Paranaguá. Número que está muito acima do que é observado atualmente, uma média de 200, como destacou a enfermeira. No caso das mamografias, a meta estipulada é de 5 mil pedidos, mas hoje são emitidos apenas cerca de 1.800. Vale lembrar que esses tipos de exames e todo um trabalho de prevenção e saúde são realizados pelo município em todos os meses do ano nas unidades de saúde. “As ações continuam nos meses seguintes, é só procurar pelo serviço”, ressaltou Luciane.
CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Além dos casos de câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa também visa à conscientização das mulheres para o câncer de colo de útero, identificado com o exame preventivo, ou papanicolau como também é conhecido. Neste, ao contrário do câncer de mama, pode ser prevenido desde já por meninas e meninos por meio da vacina e uso de preservativo.
“O câncer de colo atinge uma faixa etária grande, a partir dos 25 anos. O câncer de mama a gente detecta, já o de colo de útero, conseguimos prevenir. O preventivo detecta o câncer que o HPV causa, a vacina é para evitar que chegue em lesão. Temos a vacina e ainda o preservativo”, evidenciou a enfermeira.
EXEMPLO
A moradora na Ilha dos Valadares, Zildete do Nascimento dos Santos Passos, de 54 anos, afirmou que todo ano procura se prevenir de forma gratuita na unidade de saúde.
“Não tenho casos de câncer na família, mas mesmo assim é preciso cuidar. Acredito que as moças não estão se importando com isso, porque ficam com vergonha, mas como acontece com a gente de mais idade, também acontece com as mais novas. Aconselho todas as mães e moças para que procurem por unidades de saúde mais próxima de sua casa para fazer os exames”, afirmou Zildete.
PROGRAMAÇÃO
A Prefeitura de Paranaguá disponibilizará no dia 25 de outubro o exame de preventivo e exame clínico da mama no Centro de Referência de Saúde da Mulher, próximo à agência central dos Correios, das 8h às 16h.
Na unidade Bangu, haverá o oferecimento dos exames nos dias 10, 17, 24 e 31. As mulheres da Vila Garcia devem procurar pela unidade de saúde no dia 11, das 8h às 16h. No dia 17 será a vez da Vila do Povo e, no dia 18, na Vila Guarani, Alexandra e Jardim Araçá. Nas unidades do Santos Dumont e Vila Divineia, a campanha será realizada no dia 20, no Caic no dia 23 no Jardim Iguaçu, no dia 25.
Em outros locais, onde as unidades funcionam em horário estendido, a campanha ocorrerá das 17h às 23h. No posto Rodrigo Gomes será nos dias 20 e 25, na Vila Garcia, no dia 20, em Alexandra em 11 e 25, e na Serraria do Rocha no dia 26 de outubro.