conecte-se conosco

Ciência e Saúde

2.ª etapa de vacinação Contra Febre Aftosa inicia hoje

Adapar espera vacinar 100% dos animais, aproximadamente 14 mil cabeças

Publicado

em

No período de 1.º a 30 de novembro, a Adapar (Agência de Defesa Sanitária Animal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, estará realizando a 2.ª etapa de vacinação de Febre Aftosa em bovinos e bubalinos em todo o Estado.

O médico veterinário, da Unidade Sanitária de Paranaguá (ULSA), Dr. Silvério Alves, destaca que a estimativa na região é de vacinar 14 mil cabeças. “Nesta 2.ª etapa, devem-se vacinar todos os animais a partir primeiro dia de vida e fêmeas em gestação, esperamos com isso vacinar nos 7 municípios do litoral, mais Tijucas e Agudos do Sul, 100% dos animais, aproximadamente 14 mil cabeças”, informa Dr. Silvério, destacando que a venda de vacina de Febre Aftosa será feita por revendas autorizadas pela ADAPAR, necessitando esta possuir refrigerador exclusivo, termômetro de máxima e mínima, verificando a temperatura diária e possuir gelo à vontade.

Ele explica também que o produtor ao adquirir a vacina deve obter a Nota Fiscal de compra e o comprovante de vacinação, levar caixa de isopor com gelo e vacinar o mais rápido possível. “A aplicação é abaixo da pele ou muscular, sendo que a dose é 5 ml, para todos os animais, independente da idade. Sendo que só devem ser vacinados bovinos e búfalos, é preciso preencher o comprovante de vacinação por faixa etária relacionando corretamente por idade e sexo dos animais”, destaca o veterinário.

A Febre Aftosa é uma enfermidade infectocontagiosa que acomete animais de casco partido como bovinos, búfalos, suínos, caprinos e ovinos. Os primeiros sintomas do animal enfermo são febre, salivação abundante, aftas na língua, narinas, úbere e cascos, podendo ocasionar a morte principalmente em bezerros, sendo altamente contagiosa.

A Unidade Sanitária de Paranaguá (ULSA) contará com apoio nos municípios de Paranaguá e Morretes de Médicos Veterinários, cedidos pelas prefeituras, vacinando em pequenas propriedades rurais.

 


A venda de vacina de Febre Aftosa só será feita por revendas autorizadas pela ADAPAR

 

Após o término da campanha, as propriedades que não vacinaram ou não comprovarem a vacinação serão autuadas em 10 (UPF) até 10 animais e acima disso 1 UPF por animal.

A comprovação da vacinação poderá ser realizada on-line, por meio de acesso à página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br) e será feita em duas etapas, cadastro da venda da vacina pelo revendedor e pelo produtor. Também poderá ser realizado pelo produtor junto ao escritório da ULSA em Paranaguá, levando Nota Fiscal e comprovante de vacinação.

Para outras informações ou esclarecimentos, a ULSA de Paranaguá está localizada na Avenida Coronel José Lobo, 218, Oceania. Telefone (041) 2152-6350.

Publicidade






Em alta