Na tarde de domingo, 12, foi realizada a 11.ª Procissão Motorizada da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, com a participação de cerca de 1,5 mil fiéis e de mais de 400 veículos, que partiram da Paróquia de São João Batista, no Parque São João, até o Santuário do Rocio, com centenas de veículos seguindo a imagem da Mãe do Rocio, que abençoou casas e estabelecimentos comerciais no percurso. Ao final da procissão, os veículos foram abençoados com água benta pelo reitor do Santuário do Rocio, missionário redentorista, Padre Joaquim Parron e equipe. Todo o trajeto contou com a autorização e o apoio da Polícia Militar do Paraná e da Guarda Civil Municipal.
“A Procissão Motorizada é maravilhosa e mais uma demonstração legítima de fé da população parnanguara a Nossa Senhora do Rocio. Além disso, é mais um evento que promove ainda mais o turismo religioso em Paranaguá”, afirma o reitor do Santuário do Rocio, Padre Joaquim Parron. “A procissão é mais uma demonstração de fé. Seguimos este Deus, que se serviu desta mulher Maria, que aceitou ser a Mãe de Filho de Deus. Este 'sim' de Maria é o grande sinal da nossa fé. Seguimos os passos daquela que primeiro seguiu Jesus. A cada procissão temos aumentado o número, é uma experiência de fé com toda a cidade, com todas as paróquias, uma iniciativa do Santuário do Rocio”, afirma Padre Eliel de Oliveira Venâncio, pároco da Paróquia São João Batista.
Antonio Sérgio da Silva Leite, portuário, morador na Vila São Vicente, afirma que há mais de 40 anos participa da Festa do Rocio, bem como da Procissão Motorizada desde o seu início há 11 anos.
“É um evento que demonstra a fé em Nossa Senhora do Rocio e a importância de um trânsito mais seguro e mais respeito à sua sinalização. Eu participei da Procissão Marítima, da Ciclística, das novenas e outros eventos da Festa do Rocio, que está muito legal e bem organizada”, comenta.
“A Procissão Motorizada pede paz no trânsito e mais consciência por parte de todos os motoristas. Que Nossa Senhora do Rocio, como nossa padroeira, venha nos proteger de toda a violência e de todos os acidentes que infelizmente estão acontecendo no trânsito. A cada ano a Festa do Rocio se supera e o evento em 2017 está excelente. O povo está sedento de Deus e quer a presença de Nossa Senhora do Rocio em suas vidas”, ressalta Maria Amorim, moradora no Parque Agari.
Gabriel José Miranda, estudante do Colégio Diocesano Leão XIII, diretor do Jornal Leão XIII, com apenas 12 anos, afirma que Nossa Senhora do Rocio é parte essencial da sua vida.
“Achei muito bonito o envolvimento de tantos fiéis e carros, a gente percebe que pela Procissão Motorizada, com participação e enfeites em tantos veículos, Nossa Senhora do Rocio é muito amada pelos paranaenses e parnanguaras. Houve muita dedicação e empenho para demonstrar amor e gratidão à Mãe do Paraná. Eu participo desde muito pequeno, com apenas um ano, a gente envolve toda a família, enfeita o carro e vem agradecer a Nossa Senhora do Rocio as graças concedidas aos nossos familiares”, finaliza.