Na terça-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes, a Unimed Paranaguá lançou oficialmente o guia prático “Um Doce de Encontro”, relativo ao programa que leva o mesmo nome, que foi iniciado em abril deste ano e alcançou mais de 110 beneficiários que fazem o acompanhamento do diabetes. O lançamento aconteceu no Auditório Dr. Ivo Petry Maciel Junior, na Unidade de Medicina Preventiva e Atenção à Saúde da Unimed Paranaguá. Um grupo de apoio foi criado e serviu de base para o estudo técnico, com trocas de experiências e acompanhamento dos setores de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e na área de Atividade Física, culminando no guia que apresenta um hall de 10 receitas saudáveis.
A gerente de Operação de Saúde da Unimed, Juciane de Santana Leite, agradeceu aos pacientes que fizeram parte do grupo de apoio “Um Doce de Encontro”, que serviu para a produção do guia prático de orientações com receitas saudáveis.
Nutricionista Vanessa Elias e enfermeira Edilaine da Fonseca foram responsáveis pelo programa, que alcançou 112 beneficiários com diabetes já em seu primeiro ano
“Estas informações serão utilizadas para melhorar o dia a dia dos pacientes, isto não tem preço. A melhor propaganda comercial é o que todos falam da Unimed com familiares e amigos. Em nome da diretoria e da gerência, agradeço também à Cirúrgica Paraná, que foi nossa parceira. Nós temos que agradecer a todos que acreditaram neste projeto iniciado em 2017, que em 2018 estará melhor ainda”, acrescenta.
Edilaine Valéria Garcia da Fonseca, enfermeira da Unimed e responsável pelo projeto, destaca que o programa “Um Doce de Encontro” é específico “para os pacientes com diabetes e que façam uso de medicamento contínuo, sendo realizado mensalmente, voltado a este público visando ao autocuidado, as palestras com orientações educativas, para que todos venham durante a sua vida aprender a conviver e tratar o diabetes, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar da Unimed”, explica. A cada mês um encontro entre o grupo é realizado com tema voltado ao público diabético. “Hoje temos 112 diabéticos ativos no programa”, complementa.
“Como resultado final de toda esta trajetória, desde abril foi lançada a edição deste guia prático ‘Um Doce de Encontro’ com orientações e receitas saudáveis. O beneficiário encontrará neste guia tudo de forma resumida, esclarecendo todas as orientações necessárias. O lançamento está sendo feito no Dia Mundial de Diabetes como forma de presentear nossos pacientes nesta data”, afirma a enfermeira.
O último encontro acontece em dezembro, sendo que o programa foi iniciado em 2017 e prossegue nos próximos anos na Unimed.
RECEITAS PRÁTICAS
Segundo Vanessa do Carmo Santana Elias, nutricionista responsável pelo programa, a proposta do "Um Doce de Encontro" é incentivar o autocuidado dos pacientes. “Este guia foi feito por toda a equipe da Unimed, com orientações práticas relacionadas ao autocuidado, inclusive na alimentação e cuidado nutricional. Sabemos que a Sociedade Brasileira de Diabetes preconiza a educação como parte essencial do tratamento da doença. Nesse sentido, produzimos algumas receitas com baixo índice glicêmico para que os pacientes possam estar se beneficiando e produzindo receitas saudáveis e práticas. Todas elas foram testadas na Unimed e podem ser feitas pelos beneficiários em suas próprias casas”, complementa.
“Tivemos inúmeros resultados positivos com acompanhamento nos consultórios, percebendo mudanças de hábitos nas vidas de inúmeros beneficiários, não só no sentido nutricional, como também em hábitos de vida, iniciando exercícios físicos. A atividade física também faz parte do tratamento”, finaliza a nutricionista.
Ao final do lançamento, foi sorteado um medidor de glicose fornecido pela Cirúrgica Paraná, bem como inúmeros kits da Unimed aos beneficiários do programa.
Gerente de Operação de Saúde da Unimed, Juciane Leite, destacou importância do programa e que ele prosseguirá em 2018