A proximidade do período de volta às aulas, que ocorrerá na metade de fevereiro, após o Carnaval, já registra índices positivos de procura de material escolar no comércio de Paranaguá, segundo o diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud. Além disso, segundo o diretor da Aciap, 2017 foi um ano de retomada de vendas em Paranaguá e no Paraná, segundo dados de pesquisa conjuntural realizada pela Fecomércio Paraná, tendência que deverá prosseguir neste início de 2018.
De acordo com Anwar Hamud, as pesquisas da Fecomércio Paraná revelam uma expectativa positiva para os comerciantes de Paranaguá, mas ainda não em um ritmo acelerado como os comerciantes desejavam. “As vendas do comércio no Paraná estão aumentando gradativamente. O Natal e o final de ano foram muito bons em certos pontos e em alguns setores do comércio local, mas mesmo assim Paranaguá está caminhando a passos lentos para esta retomada”, observa. Apesar disso, o diretor da Aciap revela que a expectativa é que o comércio em 2018 seja reerguido. “Certamente teremos boas vendas em Paranaguá neste início de ano, levando em conta o movimento de volta às aulas”, observa.
Segundo o diretor da Aciap, a venda de material escolar é essencial para os comerciantes no início de ano, registrando altas nas vendas com a proximidade da volta às aulas em fevereiro de 2018 na rede municipal e estadual de ensino. “Já estamos tendo movimento forte neste sentido. Desde o Natal já há procura de consumidores por material escolar, inclusive com antecipação da compra das listas dos materiais. A tendência é que o movimento seja bom com a proximidade da volta às aulas com relação ao ano passado”, acrescenta.
RETOMADA PARA O COMÉRCIO
Anwar Hamud fez questão de frisar que o ano de 2017 foi de retomada para o comércio paranaense e parnanguara, em comparação ao ano de 2016, que foi de recessão e queda na atividade econômica. “Isto nos concede um novo fôlego e otimismo para 2018, segundo os dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio realizada pela Fecomércio PR”, opina, ressaltando que no terceiro trimestre de 2017 houve aumento nas vendas de 3,32%, enquanto no mesmo período em 2016 houve queda de -0,26%.
“Os dados da Fecomércio nos mostram que no Paraná os setores que mais tiveram resultados positivos foram de móveis, decorações e utilidades domésticas com crescimento de 30,21%, com a segunda posição para lojas de departamentos com 10,95%, seguido do setor de venda de calçados com 9,38% e de concessionárias de veículos com 1,67%”, ressalta Anwar Hamud. Apesar da análise positiva, em Paranaguá a retomada foi mais tímida, com aumento de 0,05% no volume de vendas em comparação ao mesmo período no terceiro trimestre de 2016.
Segundo Anwar, os números de 2017 revelam uma leve retomada local e a possibilidade de que 2018 seja um ano ainda melhor. De acordo com o diretor, outro fator positivo do acréscimo de vendas é o consequente aumento de empregos registrado em 2,47% no final de 2017, com aumento na folha de pagamento de 7,16% no comércio paranaense. Por fim, o líder comercial afirma que o aumento de vendas ocasiona, consequentemente, acréscimo no número de empregos e renda para a população, demonstrando um ciclo positivo para todo o município e Estado.