conecte-se conosco

Polícia

Força Verde apreende carne de anta com homem detido em flagrante em Antonina

Animal silvestre é ameaçado de extinção no Brasil

Publicado

em

Na noite de domingo, 25, o 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio de policiais militares do Batalhão Ambiental Força Verde (BPAMB/FV) da 1.ª Companhia, realizou a apreensão de cinco quilos de carne de anta em Antonina, algo que configura crime ambiental, visto que é um animal silvestre ameaçado de extinção no Brasil. O homem estava com a carne em sua mochila quando estava transitando no KM 14 da PR-340 e foi flagrado pelos agentes em bloqueio na região do posto Cacatu.

Segundo informações da PMPR, o indivíduo estaria vindo por volta das 21h da região de Pedra Chata em Antonina, quando foi parado por um bloqueio da Força Verde na PR-340. Quando vistoriaram o veículo e os pertences do condutor, a PMPR flagrou em sua mochila cerca de cinco quilos de carne defumada com forte indicativo de ser de animal silvestre da região. Quando questionado sobre a procedência do produto, o homem confessou que seria de anta e que teria comprado de um morador em Paranaguá que iria até Pedra Chata, em Antonina, exclusivamente para caçar. 

De acordo com o suspeito, ele teria pago cera de R$ 20,00 pelo quilo da carne de anta. O animal silvestre em questão está ameaçado de extinção e, o fato de matar, caçar, apanhar, perseguir, ou comprar carne da espécie, configura crime ambiental previsto na Lei Federal N.º 9.605/1998, algo que será imputado ao homem em questão. A PMPR também trabalha na região continuamente para prisão dos caçadores. 

Toda a carne do animal silvestre foi encaminhada à Vigilância Sanitária Municipal de Antonina para confirmar a procedência e para descartar posteriormente. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ficou encarregado de confeccionar Termo Circunstanciado de Infração Penal contra o homem detido com carne de anta no litoral paranaense. 

Publicidade


Em alta