Trânsito

Detran Paraná envia projeto para beneficiar motoristas profissionais

Intenção é que motoristas com habilitação nas categorias A e B façam curso preventivo de reciclagem e não fiquem com a CNH suspensa (Foto: Divulgação)

ng9w29a2 1584451735

Objetivo é evitar que trabalhadores tenham atividades prejudicadas com habilitação suspensa

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, encaminhou para o Congresso Federal um projeto de lei que permite que motoristas profissionais, com habilitação nas categorias A e B, façam curso preventivo de reciclagem e, assim, não fiquem com a CNH suspensa. O pedido segue o que já é válido para condutores de caminhões, ônibus e outros veículos pesados.

“O Paraná foi o segundo Estado brasileiro a disponibilizar o curso de reciclagem preventivo para as categorias C, D e E, em novembro do ano passado. Desde então, nos preocupamos em equiparar a condição aos motoristas de carros e motos, que também são profissionais e precisam da habilitação para o sustento da família”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, a intenção é evitar que os trabalhadores tenham as atividades profissionais prejudicadas ao ter a habilitação suspensa. Isso porque o prazo mínimo de suspensão aumentou para seis meses, em novembro de 2016.

“É economicamente inviável para um motorista profissional ficar tanto tempo sem poder trabalhar. Por isso, achamos que a Lei deve atender também às demais categorias e ser estendida aos motofretistas, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos e demais profissionais”, completa Traad.

RESPEITO

O pedido do Detran atende ainda uma solicitação do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Paraná. A proposta abrange motoristas cuja CNH possua a indicação EAR, e que somem entre 14 e 19 pontos em infrações na habilitação, no período de um ano.

“A ideia é seguir as mesmas regras que o Departamento Nacional de Trânsito estabeleceu para os profissionais das categorias C, D e E. O pedido do Paraná soluciona um problema de isonomia, já que todos os motoristas profissionais deveriam ter a mesma possibilidade”, defende o presidente do sindicato, Justino da Fonseca.

Como se trata de uma alteração na Lei de Trânsito brasileira,  o projeto de Lei Ordinária do Detran Paraná foi enviado à Câmara dos Deputados aos cuidados do deputado Federal Osmar Serraglio.

“Vamos levar a proposta para a Câmara dos Deputados, pedindo a equiparação dos direitos nestes casos, uma vez que estes motoristas também desempenham as atividades de condução veicular de maneira profissional”, adianta Serraglio.

Da Assessoria do Detran Paraná
 

 

Você também poderá gostar

Detran Paraná envia projeto para beneficiar motoristas profissionais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.