Ele transita bem na maioria dos partidos na Assembleia Legislativa. Tem a confiança do governador Beto Richa (PSDB), de quem é líder, e o respeito da oposição. Com essas credenciais, Luiz Cláudio Romanelli (PSB) traçou um quadro sobre as eleições estaduais em outubro.
Romanelli fez várias previsões. Aposta em uma aliança de Osmar Dias (PDT) com o senador Requião (MDB), acredita que no mínimo cinco partidos apoiarão Cida Borghetti (PP) e ainda tem convicção de que Richa deixa o cargo em abril para disputar o Senado.
Sobre Beto Richa ao Senado, diz: “tenho convicção de que Richa vai se desincompatibilizar e disputar uma cadeira no Senado. Ele é uma pessoa preparada, um nome que foi governador e tem uma visão de Estado, seria muito bom para o Paraná. É uma pessoa que não vai trabalhar pelos seus interesses pessoais. Ele fez dois mandatos muito bons em Curitiba e fez um bom governo, enfrentou dificuldades, mas teve coragem e vontade de superar os problemas. Sem dúvida, seria um excelente senador.”
O quadro é esse. Ainda há quem tenha dúvidas insanáveis?
Ratinho Jr. filia Fahur
O deputado Ratinho Junior, presidente estadual do PSD, filiou na quinta-feira, 15, o suplente de deputado Sargento Fahur ao partido. Fahur se destacou no combate ao crime na região noroeste e norte e fez 50.608 votos na eleição de 2014 para a Câmara dos Deputados. Agora vai concorrer novamente a uma vaga na bancada federal paranaense pelo PSD.
MDB insiste com Osmar
Osmar Dias, candidato ao Governo do Paraná, tem na mesa um convite feito por Carlos Marun para se lançar pelo MDB. O objetivo do ministro da Secretaria de Governo é formar um palanque com Dias e o senador Roberto Requião, candidato ao Senado. Na hipótese de Michel Temer sair candidato à reeleição, o presidente teria palanques próprios nos três Estados do Sul. Caso aceite o convite, Dias, atualmente no PDT, teria o maior tempo de televisão na disputa paranaense.
Marcelo Rangel no PSDB
Na segunda-feira, 19, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, assina ficha de filiação no PSDB. Ele assume o comando do partido em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. A filiação de Rangel será abençoada pelo governador Beto Richa (PSDB).