Nova empresa portuária vai gerar 700 vagas de emprego neste primeiro semestre
O Porto de Paranaguá é o principal responsável pela geração de empregos diretos e indiretos no município, segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, que faz questão de destacar a relação positiva atual entre prefeitura e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) como indutor do desenvolvimento social e econômico da cidade. O gestor também frisou a importância dos entes sindicais para a mão de obra portuária, algo que gera renda para famílias parnanguaras, bem como para a indústria e o comércio do município.
De acordo com o secretário Brayan Roque, o Porto de Paranaguá é de importância essencial para a economia local e é o maior gerador de emprego do município. “Se nós não tivéssemos o Porto de Paranaguá a cidade pararia. Hoje o porto é de suma importância e injeta grande quantia mensal no comércio com a renda dos trabalhadores. Sem contar a parceria que hoje temos entre prefeitura e APPA, algo que não existia no passado. Hoje temos um bom contato com o diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Tessuti Dividino, solidificando uma boa relação com o porto”, explica.
“Em primeira mão, temos uma empresa portuária que até o final deste primeiro semestre de 2018 vai gerar 700 vagas de emprego em Paranaguá, um marco histórico. Hoje temos mais de 10 mil desempregados em Paranaguá, algo que é uma questão federal, e isto irá colaborar para redução do desemprego”, destaca Brayan Roque, exemplificando a importância do contexto portuário para a geração de mão de obra, inclusive em tempos de crise.
Outro ponto importante destacado pelo representante do município é a questão dos tributos gerados para a cidade. “Temos a parte do Imposto Sobre Serviço (ISS) do Porto, que tenho certeza de que está sendo resolvido, temos também o ISS das empresas portuárias que é uma das maiores arrecadações. O Porto hoje é um grande bem para Paranaguá”, completa.
Porto de Paranaguá é de importância essencial para a economia local (Foto: Ivan Bueno/APPA)
“Estamos percorrendo sindicato por sindicato em Paranaguá em prol de um retorno deles do que eles precisam. Hoje, para se ter uma base, nós temos 1.500 trabalhadores na ativa no Sindestiva, pensando neste parâmetro temos também entes sindicais dos Arrumadores, Bloco, Ensacadores, Amarração, Vigias Portuários, trabalhadores de empresas portuárias particulares, enfim, assim dá para ter uma noção da geração de emprego que o porto propicia”, comenta Brayan Roque.
Segundo o secretário, o Porto de Paranaguá, com empresas portuárias, sindicatos e empresas portuárias, gera grande número de empregos em Paranaguá. “A base é de que cada emprego direto gera três empregos indiretos, percebemos assim que existem 15 mil empregos indiretos em Paranaguá advindos da atividade portuária. Se o porto para, a cidade também para”, comenta. Os dados apresentados pelo gestor batem com as informações da APPA, a qual destaca que a atividade portuária emprega um em cada cinco trabalhadores parnanguaras, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
“Só temos que parabenizar o Porto de Paranaguá pelos seus 83 anos, e desejar que a parceria entre APPA e prefeitura continue, pois é algo que está rendendo bons frutos para toda a sociedade parnanguara”, finaliza Brayan Roque.