conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacinação contra a dengue começa também com distribuição de repelentes

Prefeito Marcelo Roque participou da abertura oficial da campanha (Foto: Secom/PMP)

Publicado

em

Meta é imunizar 20.187 pessoas em Paranaguá até o dia 28 de abril

Foi iniciada na terça-feira, 20, a quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá, em cerimônia realizada no Terminal Rodoviário Urbano. A meta é imunizar 20.187 pessoas que ainda não concluíram o esquema vacinal, tomando a terceira dose. 

Secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira

Ao mesmo tempo também começou a distribuição de 15 mil frascos de repelentes, adquiridos pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), os quais serão entregues para a população. Gestantes atendidas pelo ESF e também os agentes de endemias já recebem tal produto de prevenção à picada do mosquito Aedes Aegypti, repassados pela 1.ª Regional de Saúde.

O evento teve a presença do prefeito Marcelo Roque, do secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, do diretor geral da Secretaria de Estado (Sesa), Sezifredo Paz, e da diretora da 1.ª Regional, Ilda Nagafuti. Os vereadores Nilo Monteiro, Eduardo Oliveira, Luiz Maranhão e Adilson Soares Zella (Tucano) também participaram da solenidade. O agente de endemias Marcos Eloy Pereira foi o primeiro a ser vacinado.

As doses da vacina contra a dengue estarão disponíveis em 18 unidades básicas de saúde, incluindo as que oferecem atendimento em horário estendido: Vila Garcia, Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes) e Serraria do Rocha. Equipes volantes também percorrerão pontos com grande concentração de pessoas, como supermercados, lojas, empresas, faculdades e universidades. Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. 

O prefeito Marcelo Roque agradeceu a parceria da Prefeitura de Paranaguá com a Câmara Municipal, Governo do Estado, Conselho Municipal de Saúde, 1.ª Regional, equipe da Semsap, em especial aos agentes de endemias e comunitários e também à imprensa local. Destacou que os trabalhos realizados de 2016 para cá são importantes e expressivos.

“São dois anos sem nenhum caso novo de dengue e nenhum óbito. Isso nos deixa satisfeitos com o trabalho que desenvolvemos em conjunto. O trabalho até agora foi muito bem feito, com remoção de criadouros, aplicação de bomba costal, a vacina e também teve o ‘fumacê’. Chegamos até a levar as doses nas casas. Só temos a agradecer a todos”, declarou o prefeito Marcelo Roque.

Esta é a quarta e última fase da campanha de vacinação da dengue no Paraná (Foto: Secom/PMP)

O diretor geral da Sesa, Sezifredo Paz, também comemorou os resultados positivos da união de esforços. Mas alertou que não dá para relaxar. “Mas a ameaça existe, é real e temos que ficar muito atentos. Temos que eliminar os criadouros, o lixo. Só assim vamos continuar a ter esse cenário e agora com a ferramenta valiosa que é a vacina, uma arma importante”, destacou o diretor, salientando a imunização como forma de potencializar a proteção indiretamente. “Picando a pessoa vacinada o mosquito não transmite para pessoa não vacinada. Com isso mais de 60% da população acaba ficando protegida”, completou Sezifredo Paz.

O secretário Paulo Henrique de Oliveira lembrou que a preocupação com a questão da dengue vem antes mesmo de o prefeito Marcelo Roque assumir a administração municipal. Ele fez apelo para que a população tome a terceira dose. “É importante que a gente não baixe a guarda. Cada um deve fazer o seu papel, limpando o seu quintal, denunciando o seu vizinho”, destacou o secretário.

“É importante que a gente não baixe a guarda. Cada um deve fazer o seu papel, limpando o seu quintal, denunciando o seu vizinho”, destaca  o secretário Paulo Henrique

Para a diretora da 1.ª Regional da Saúde, esse é um momento importante, pois a campanha de vacinação entra na reta final. “Temos a sensação de dever cumprido. Até 28 de abril vamos buscar essas pessoas para garantir a proteção com efeito prolongado. Os cidadãos devem seguir exemplo do prefeito, de completar a terceira dose. Vamos à luta porque não merecemos mais uma outra epidemia da dengue em nossa cidade. Vamos eliminar água parada e os mosquitos”, declarou Ilda Nagafuti.

O vereador Eduardo Oliveira também destacou a importância da união de esforços. “Estamos todos empenhados em um só objetivo: aniquilar esse malefício que é a dengue. É uma parceria que vem dando resultado”, salientou. 

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Publicidade


Em alta