Hoje, haverá contação de histórias para crianças de 0 a 5 anos da rede municipal de ensino
No sábado, 5, a Prefeitura de Paranaguá realizou a abertura oficial da programação do “Maio Amarelo” no Aeroparque. A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, e o superintendente municipal de Trânsito, Leônidas Martins Júnior, participaram do evento que conta com programação diversificada em prol da segurança no trânsito e conscientização da sociedade. A abertura contou com sorteio de prêmios, assim como um culto ecumênico e ações positivas focando a importância da sinalização de trânsito.
“Há sempre uma grande preocupação com relação à segurança dos cidadãos de Paranaguá e as pessoas que frequentam a cidade. Pensando nisso, a prefeitura, mais uma vez, está participando do movimento ‘Maio Amarelo’ que leva a conscientização a todos os agentes de trânsito, sejam eles pedestre, ciclistas motociclistas ou motoristas”, afirma a secretária Camila Roque, que representou o prefeito Marcelo Roque no evento.
“A direção defensiva é fundamental para a redução no número de mortes no trânsito. É com a junção de esforços que poderemos minimizar esses tristes números. As equipes da Guarda Civil Municipal, por meio da superintendência de trânsito, estão prontas para as ações de conscientização e esperamos que todos nós possamos alcançar esse objetivo”, destaca Camila Roque.
De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Leônidas Martins Júnior, é essencial a manutenção da paz no trânsito, com foco na direção defensiva e respeito coletivo. “As ações iniciaram na segunda-feira, 2, com a participação permanente da Superintendência Municipal de Trânsito e da Divisão para Educação para o Trânsito e, no sábado, houve a abertura oficial do movimento em Paranaguá. Durante todo o mês de maio faremos blitze educativas, abordagens para conscientizar os condutores e pedestres com o intuito de alcançar maior segurança no trânsito, evitando que vidas sejam ceifadas”, complementa.
Na manhã de terça-feira, 8, a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) está realizando contações de histórias em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranaguá durante manhã e tarde. O público-alvo são crianças de 0 a 5 anos. “O objetivo é ensinar às crianças de maneira lúdica as regras de trânsito. Materiais: Informativo, fantasia”, informa a Sumtran. Metodologia: Contação de história sobre o trânsito.
Secretária de Comunicação, Camila Roque, e superintendente da Sumtran, Leônidas Martins Júnior, participaram da solenidade (Foto: Secom/PMP)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA:
Data: 8/05 (terça-feira) “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”
Local: Centro de Educação Infantil
Período: Manhã e tarde
Público-Alvo: Crianças de 0 a 5 anos
Objetivo: Ensinar às crianças de maneira lúdica as regras de trânsito. Materiais: Informativo, fantasia.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito (SUMTRAN).
Metodologia: Contação de história sobre o trânsito.
Data: 9/05 (quarta-feira) “CAMPANHA EDUCATIVA”
Local: Avenida Belmiro Sebastião Marques
Período: Manhã
Público-Alvo: Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Objetivo: Orientar os usuários da via sobre as leis de trânsito.
Materiais: Informativo.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito (SUMTRAN).
Metodologia: Abordar os usuários e conversar sobre as leis de trânsito.
Data: 10/05 (quinta-feira) “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”
Local: Centro de Educação Infantil
Período: Manhã e tarde
Público-Alvo: Crianças de 0 a 5 anos
Objetivo: Ensinar às crianças de maneira lúdica as regras de trânsito. Materiais: Informativo, fantasia.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito (SUMTRAN).
Metodologia: Contação de história sobre o trânsito.
Data: 11/05 (sexta-feira) “BLITZ EDUCATIVA”
Local: Bares
Período: Noturno
Público-Alvo: Condutores de veículos e passageiros que estejam ingerindo bebidas alcoólicas.
Objetivo: Sensibilizar os condutores e passageiros que estejam ingerindo bebidas alcoólicas, direção veicular e formas de condução alternativas.
Materiais: Informativo, fantasia, adesivo e etilômetro.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito, Polícia Militar e DETRAN.
Metodologia: Explicar os objetivos da ação aos clientes, oferecer a realização de bafômetros descartáveis com as devidas explicações sobre alcoolemia.
*Com informações da Prefeitura de Paranaguá