Infraestrutura

Diretor-geral da Antaq visita o Moegão e destaca importância da obra no cenário portuário do Brasil

Frederico Dias afirmou estar impressionado com a estratégia de logística e desenvolvimento da Portos do Paraná

1estaportosparana

“A visita de hoje demonstra a importância da Portos do Paraná na logística nacional e fortalece a nossa parceria com os órgãos competentes”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Na última quinta-feira, 23, a Portos do Paraná informou a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias, e do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ao cais do Porto de Paranaguá, bem como realização de uma vistoria na principal obra portuária do Paraná, o Moegão.  Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que apresentou toda a estrutura portuária, bem como resultados e prêmios obtidos pela empresa pública que foi eleita pela sexta vez seguida como a melhor gestão portuária do País no Prêmio Portos + Brasil. A visita também teve a presença do diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Yugo Kengo.

“A visita de hoje demonstra a importância da Portos do Paraná na logística nacional e fortalece a nossa parceria com os órgãos competentes no desenvolvimento de grandes projetos”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

O secretário-geral da Antaq, que assumiu o posto há cerca de um mês, visitou pela primeira vez o Porto de Paranaguá no cargo em que ocupa. Ele relatou que ficou impressionado com o Moegão, uma obra que irá conectar 11 terminais portuários, reduzindo o impacto das linhas férreas na cidade e beneficiando a logística do Porto.

“O Moegão demonstra toda uma estratégia de logística e desenvolvimento portuário. Estou encantado com a forma como o porto vem apresentando resultados”, ressalta Frederico Carvalho Dias.

Secretário nacional de Portos

De acordo com o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o Moegão é um “equipamento fantástico”, que poderá receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano para atender os terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).

“Hoje nós visitamos a maior obra de infraestrutura com recurso público em um porto público do nosso país. Um equipamento fantástico, que vai aumentar sobremaneira a capacidade de recepção e escoamento da nossa safra agrícola”,  finaliza Ávila.

Leilão do Canal de Acesso

De acordo com a Portos do Paraná, a visita foi realizada um dia após a Antaq realizar o leilão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá, na B3, em São Paulo. “O Consórcio Canal da Galheta Dragagem (que inclui as empresas FTS Participações Societárias S.A., Deme Concessions NV e Deme Dredging NV) foi o vencedor do leilão, com o lance de R$ 276 milhões e desconto de 12,63% na tarifa Inframar, taxa paga pelas embarcações para acessarem os portos”, detalha.

Segundo a empresa pública, “o modelo de projeto do Canal de Acesso adotado em Paranaguá será referência para futuros leilões de canais de acesso em Santos (SP), Itajaí (SC), Bahia e Rio Grande (RS)”, completa.

“É a Portos do Paraná exportando bons projetos para que o nosso sistema portuário nacional seja cada vez mais desenvolvido. Agradecemos a parceria com a Antaq e o Ministério de Portos no desenvolvimento das nossas atividades”, finaliza Luiz Fernando Garcia.

Com informações da Portos do Paraná


Diretor-geral da Antaq visita o Moegão e destaca importância da obra no cenário portuário do BrasilAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Diretor-geral da Antaq visita o Moegão e destaca importância da obra no cenário portuário do Brasil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar