Portos do Paraná

FTSpar arremata canal de acesso ao Porto de Paranaguá em leilão na Bolsa de Valores

A área arrendada tem 34,5 quilômetros. O trecho aquaviário vai da Ilha do Mel até Antonina, no litoral do Paraná

Fotos: Cláudio Neves/Portos do Paraná e Ministério de Portos e Aeroportos

Fotos: Cláudio Neves/Portos do Paraná e Ministério de Portos e Aeroportos

O Consórcio Canal da Galheta Dragagem, do qual o grupo paranaense FTSpar faz parte, venceu nesta quarta-feira, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), o leilão com um lance de 276 milhões de reais. Nos próximos cinco anos, fica com a iniciativa privada o dever de investir mais de R$ 1,2 bilhão de reais em melhorias como sinalização, dragagem e aumento do calado, que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação e a superfície da água. Isso permite que mais containeres ou produtos sejam carregados em um mesmo navio.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

WhatsApp Image 2025 10 23 at 06.59.40 1

“Essa conquista de um canal de acesso para a iniciativa privada é uma conquista que beneficia a todos. Operadores, importadores, exportadores e sobretudo o Brasil. O Porto de Paranaguá já é reconhecido como o mais eficiente do país e agora vai continuar sendo o mais eficiente. E a gente vai trabalhar bastante para isso, com toda certeza. E com mais eficiência, com mais capacidade e com mais recursos, o Paraná se consolida como um dos grandes, se não como o maior protagonista da infraestrutura nacional”, diz Andre Maragliano, CEO da FTSpar.

WhatsApp Image 2025 10 23 at 06.59.41

A área arrendada tem 34,5 quilômetros. O trecho aquaviário vai da Ilha do Mel até Antonina, no litoral do Paraná, e contrato vale por vinte e cinco anos. O chamado canal de acesso é a rota que permite a entrada e a saída das embarcações. O Porto de Paranaguá é o maior corredor de exportação de proteína animal do Brasil e um dos principais portos graneleiros do mundo.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, atualmente, passam por aqui, em média, dois mil e seiscentos navios ao ano. A nova concessão deve elevar a eficiência operacional e o protagonismo do Porto no comércio internacional.

A iniciativa é inédita e o plano é aplicar este modelo de leilão em outros canais de acesso do país como o de Santos, no litoral paulista, e o de Itajaí, em Santa Catarina.

WhatsApp Image 2025 10 23 at 06.59.41 1

YouTube video

FTSpar arremata canal de acesso ao Porto de Paranaguá em leilão na Bolsa de ValoresAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

FTSpar arremata canal de acesso ao Porto de Paranaguá em leilão na Bolsa de Valores

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar