Marinha do Brasil

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudesteinicia construção de sede no Porto de Santos

Em outubro, tiveram início as obras da sede definitiva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, no Porto de Santos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 15 de outubro, começaram as obras da sede definitiva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, situado no Complexo Naval do Porto de Santos, litoral de São Paulo.

A iniciativa representa um marco importante para o fortalecimento da segurança das operações litorâneas, com foco na proteção do meio ambiente e no combate a práticas ilegais no mar.

A nova unidade contará com uma estrutura amplamente moderna e equipada com tecnologia de ponta, contribuindo para o cumprimento da missão constitucional da Marinha de garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica. A expectativa é que as obras sejam concluídas em maio de 2026.

Os recursos financeiros destinados à construção resultam de um esforço conjunto e da cooperação de diversos parlamentares, que contribuíram significativamente com uma Emenda Parlamentar da Bancada Paulista.

marinha1
Projeto das futuras instalações

A nova sede abrigará uma sala de operações interagências, que permitirá o monitoramento da área portuária utilizando diversos sistemas, dos quais destacamos o Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS).

A implementação do sistema foi viabilizada por um Acordo de Cooperação Técnica firmado em 03 de junho entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil, com a instalação do VTMIS na Ilha da Moela, em Guarujá.

O VTMIS é uma plataforma tecnológica que monitora em tempo real o movimento de navios em águas portuárias, combinando radares marítimos, câmeras eletro-ópticas de alta definição, estações meteorológicas e sistemas de comunicação. No Porto de Santos, o sistema atuará como um centro de inteligência de dados, fornecendo às autoridades portuárias e à Marinha informações integradas sobre posicionamento de embarcações, condições climáticas, rotas de navegação e potenciais riscos.

Toda essa infraestrutura representa avanços significativos na atuação da Marinha no maior Porto da América latina, ampliando a integração com outras agências e o uso de tecnologia de ponta no controle marítimo.

Fonte: Marinha do Brasil


Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudesteinicia construção de sede no Porto de SantosAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudesteinicia construção de sede no Porto de Santos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar