O mês de setembro terminou com temperaturas acima da média e chuva irregular no Paraná, devido à passagem de frentes frias a partir do início da primavera, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Para outubro, são esperadas temperaturas e chuvas dentro da média histórica.
“As temperaturas se mantiveram acima do normal porque a primeira quinzena esteve com o tempo muito seco nas regiões paranaenses. Na segunda quinzena, as temperaturas amenizaram, mas as médias ainda se mantiveram um pouco acima do normal. Na questão de chuva, realmente existe essa irregularidade, mas a partir de agora, com o retorno de temporais e chuvas no estado de forma um pouco mais frequente, aos poucos vai SE recuperando o que faltou durante o inverno”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.
Previsão do tempo no litoral
A quarta-feira, 1.º, foi de tempo instável no litoral, com chuva fraca em alguns pontos e intensa nebulosidade. Já a quinta-feira, 2, será marcada por chuva em todo o litoral, com temperaturas variando entre 18.°C e 20.°C nos municípios litorâneos, conforme prevê o Simepar.
Para esta quinta-feira, o Simepar aponta 96% de probabilidade de ocorrência de chuva em Paranaguá, com variação térmica entre 19.°C e 20.°C. Em Matinhos, a previsão é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva, também com 96% de probabilidade. A máxima será de 21.°C.
Na mesma data, Guaratuba deverá registrar chuva, com temperaturas entre 18.°C (mínima) e 19.°C (máxima). Em Pontal do Paraná, o tempo não será muito diferente das demais regiões. A expectativa é de céu nublado, com pancadas de chuva, e temperaturas variando entre 19.°C e 21.°C.
Em Antonina, a quinta-feira também será chuvosa, segundo o Simepar, com mínima de 18.°C e máxima de 20.°C. Em Morretes, a mínima será de 17.°C e a máxima de 18.°C, com previsão de chuva. Já em Guaraqueçaba, a mínima será de 19.°C e a máxima de 20 °C, também com previsão de chuva.
Condições do tempo nas próximas 48 horas
“Na quinta-feira, 2, um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera, propiciará maiores condições para chuvas com acumulados significativos na metade sul do estado, com temperaturas amenas. Na metade norte, o céu permanecerá predominantemente encoberto e com possibilidade para alguma chuva localizada, mas sem expectativa para acumulados significativos de chuva. Neste dia, reduzem-se as chances para ocorrência de temporais”, informou o Simepar.
Tempo para o mês de outubro
De acordo com Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar, durante a primeira quinzena do mês de outubro são esperadas a passagem de duas frentes frias pelo estado do Paraná, entre os dias 6 e 7 (segunda e terça-feira) e entre os dias 13 e 14 (segunda e terça-feira.
“Nesses dias, são esperadas a ocorrência de chuva e de tempo mais severo, principalmente nas áreas do oeste, sudoeste e sul do estado. Na área noroeste, as tempestades estarão mais localizadas, a frente vai ter menos atuação por lá e nas demais áreas do estado, que inclui a região metropolitana, haverá também condições de tempestade durante esses dias, mas de menor intensidade e mais espalhadas”, explicou o coordenador.
Na segunda quinzena do mês, a atividade de tempestades continua, porém de forma mais generalizada, menos organizada e com maior perspectiva de uma retomada das precipitações mais intensas no final do mês. “Em linhas gerais, a gente espera em termos da precipitação para o mês de outubro que a precipitação tenha bastante volume, seja até acima da média nas regiões oeste, sudoeste e sul do estado”, afirma.
“Nas demais regiões, a precipitação deve ocorrer de maneira bastante próxima da média ou em alguns pontos, em especial no norte do estado, podendo ocorrer abaixo da média, em função da dificuldade que esses sistemas meteorológicos que organizam mais as precipitações consigam chegar e promover mais chuva naquelas regiões”, finaliza.