Portos do Paraná

Grupo Interalli expande atuação na operação de líquidos, grãos e no apoio a projetos sociais

O Terminal da Companhia Brasileira de Logística (CBL), é reconhecido como o mais automatizado do Brasil

interalli1

O Grupo Interalli, companhia que atua nas áreas de infraestrutura portuária, incluindo a operação de grãos e líquidos, realty, energias renováveis, gás e petróleo, agronegócio, venture capital e automóveis – vem despontando no cenário nacional e internacional.

Com sede no Paraná, mas com negócios também em outros estados, o Grupo Interalli possui atuação marcante em Paranaguá, com a Interalli Grãos – terminal portuário que integra o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá e a CBL – Companhia Brasileira de Logística – que possui terminal operando no píer público do porto, com recebimento e a expedição de derivados de petróleo, biocombustíveis e produtos químicos. Além disso, o Grupo também possui um pátio de caminhões na BR-277, o Interalli Parking.

“Ambos os nossos terminais são referência no setor portuário no Brasil com qualidade, segurança e ganhos operacionais para nossos clientes de ponta a ponta na cadeia de exportação e importação”, afirma o diretor do Grupo Interalli, Fabrício Fumagalli.

CBL amplia capacidade em 75% e fortalece protagonismo do Porto de Paranaguá

O Terminal da Companhia Brasileira de Logística (CBL), reconhecido como o mais automatizado do Brasil, alcançou um marco histórico em maio de 2024 ao concluir uma expansão que aumentou em 75% sua capacidade de armazenamento de derivados de petróleo e biocombustíveis.
Foram construídos dez novos tanques, aumentando a capacidade do terminal de 93,7 milhões de litros de armazenagem, para 163.500 milhões de litros, em 28 tanques.

interalli2

Com sistemas modernos de controle – que garantem máxima segurança e eficiência operacional – o terminal passou a operar em um novo patamar. Entre 2023 e 2024, antes da ampliação, foram movimentados 56 navios. Após a expansão, o número saltou para 75 navios, representando um crescimento de 34% e o dobro de clientes atendidos.

“O Porto de Paranaguá, por sua vez, segue consolidado como hub essencial para a importação de diesel e movimentação de granéis líquidos, reforçando sua posição no abastecimento do mercado nacional”, afirma o diretor da CBL, Carlos Camillo Junior.

A expansão da CBL também impactou diretamente o desenvolvimento regional: houve um aumento de 40% nos postos de trabalho ligados ao terminal, fortalecendo a indústria petroquímica, ampliando a competitividade e atraindo novos investimentos para o Estado do Paraná.

Paralelamente, estão em andamento as obras de modernização do Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), com investimentos de, aproximadamente, R$30 milhões. As melhorias incluem a construção de um novo dolfim de amarração, implantação de sistema de atracação a laser e substituição de defensas, ampliando a segurança e a eficiência operacional. Para o próximo ano, está prevista uma nova fase de obras que aumentará ainda mais a capacidade do PPGL,

Interalli Grãos aumenta movimentação em 2025

Já a Interalli Grãos – terminal graneleiro com capacidade de 110 mil toneladas em armazenagem, nos seus seis silos verticais e um horizontal – obteve um crescimento em suas movimentações de 15% no acumulado até julho de 2025, se comparado com o mesmo período de 2024, reafirmando a sua vocação como um dos terminais mais eficientes de Paranaguá.
A Interalli Grãos conta com três balanças de recepção, sendo duas rodoviárias e uma ferroviária, 100% autónomas, dois tombadores rodoviários e duas moegas ferroviárias.

Esta estrutura de recepção é automatizada, segregada, o que possibilita a descarga de até três produtos distintos simultaneamente e descarga total de até 18 mil toneladas de grãos por dia. Já para o carregamento dos navios, o terminal dispõe de duas linhas de embarque com capacidade de 1.500 toneladas por hora cada uma. Toda essa estrutura permite a Interalli Grãos – Terminal Portuário movimentar atualmente 3 milhões de toneladas por ano.

Outro ponto forte do Grupo Interalli é a responsabilidade social e ambiental. Apenas no ano de 2025, a Interalli Grãos investiu e apoiou mais de 10 projetos sociais, entre eles o Projeto Pá na Água e Cumcuca, realizado em parceria com o 5C Cultural de Paranaguá; Projeto Clínica do Futebol, em parceria com a Head Academy; APAE Paranaguá, Projeto Lar de Idosos Perseverança Paranaguá, Projeto Asilo São Vicente; Projeto Social ÁGAPE para Inclusão na Diversidade, Associação Amigos Hospital de Clínicas e Programa Proteger.

interalli camilo

“Temos um compromisso constante com o desenvolvimento das comunidades ao nosso redor”, afirmou o gerente do Terminal, Hélder Catarino. Segundo ele, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação das empresas “Trabalhamos para oferecer aos nossos clientes serviços modernos e eficientes, com confiabilidade, tornando-se referência no atendimento de grandes e pequenos usuários com respeito à comunidade e ao meio ambiente”, finalizou.

Grupo Interalli expande atuação na operação de líquidos, grãos e no apoio a projetos sociaisanuario mais 3

Grupo Interalli expande atuação na operação de líquidos, grãos e no apoio a projetos sociaisAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Grupo Interalli expande atuação na operação de líquidos, grãos e no apoio a projetos sociais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar