Reconhecido como um dos principais motores da economia brasileira, o Porto de Paranaguá tem conquistado destaque no cenário nacional e internacional. Em entrevista exclusiva à Folha do Litoral News, o secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, ressaltou a relevância da estrutura portuária para o desenvolvimento do Brasil e destacou o orgulho em ver o complexo portuário paranaense colecionar recordes e premiações.
“O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto do país e da América Latina. Ele está na vanguarda da movimentação de diversos segmentos de carga, como congelados, fertilizantes e o complexo soja, o que por si só já representa uma enorme contribuição para a economia nacional”, afirmou Alex Ávila.
O secretário ressaltou que a atuação do porto vai além das fronteiras do Paraná. “Paranaguá atende não apenas o Estado, mas também regiões como Goiás, Mato Grosso e até o Paraguai. Isso dá a dimensão de sua relevância estratégica no escoamento da produção agrícola e no fortalecimento do PIB nacional”, completou.
Seis vezes o melhor do brasil
Além da eficiência logística, o Porto de Paranaguá também se destaca pela qualidade da gestão. Pela sexta vez consecutiva, conquistou o principal prêmio de reconhecimento do Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, que avalia aspectos administrativos, financeiros, execução de investimentos e movimentação de cargas.
“Esse conjunto de fatores consolida o Porto de Paranaguá como referência de boa gestão no Brasil. É motivo de grande orgulho para todos nós”, destacou Alex Ávila.
Orgulho parnanguara

Natural de Paranaguá, o secretário nacional de Portos enfatizou ainda o sentimento pessoal de acompanhar de perto os avanços do complexo portuário paranaense. “Tenho orgulho de ser parnanguara e de ter feito parte da história do Porto de Paranaguá. Hoje, à frente da Secretaria Nacional de Portos, poder acompanhar os resultados que o nosso porto vem alcançando é motivo de felicidade e satisfação”, concluiu.
Com recordes de movimentação, conquistas inéditas e a consolidação como uma das principais portas de saída da produção brasileira para o mundo, o Porto de Paranaguá reafirma seu papel de protagonismo no presente e no futuro da logística nacional.






