Datas Comemorativas

Capitania e Sindapar realizam cerimônia alusiva ao Dia do agente marítimo

Argyris Ikonomou, presidente do Sindapar, ressalta importância da profissão para o desenvolvimento nacional (Foto: Sindapar)

6pb mg3 1584445792

Evento acontece no dia 21, às 10h, na sede da Capitania dos Portos em Paranaguá

No dia 21 de junho, às 10h, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar) realizam uma cerimônia comemorativa ao Dia Nacional do Agente Marítimo, celebrado no dia 23 de junho. O evento acontece na sede da Capitania, às 10h. O presidente do Sindapar, Argyris Ikonomou, ressaltou a importância do agente marítimo para o desenvolvimento portuário mundial, bem como ressaltou a relevância da profissão na história da navegação comercial e da humanidade.

Segundo Ikonomou, o agente marítimo é um ofício cuja origem se perde no tempo. "Ainda que no Brasil a história não registre o fato, acreditamos que a partir da chegada dos primeiros cargueiros comerciais ao Brasil, já havia um agente marítimo para atender os navios da época, atuando em nome do Armador no assessoramento ao capitão do navio e sua tripulação, coordenando as operações de carga e descarga e servindo de interface entre Armador e o navio com as autoridades brasileiras, com exportadores, importadores e prestadores de serviço", explica.

"Desde que se instituiu a navegação comercial, nos primórdios da história, tem-se conhecimento de os armadores se utilizarem dos Agentes Marítimos para os representarem em cada um dos portos visitados, com conhecimento das leis e costumes locais. Não são poucas as agências marítimas no Brasil e no mundo, com mais de cem anos de existência", explica Ikonomou.

foto2(17)

Argyris Ikonomou e o capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva (Foto: Sindapar)

De acordo com o presidente do Sindapar, os agentes marítimos e sua importância para o País foram reconhecidos também pela Lei 11.791, sancionada em 2008. "Foi isto que marcou no calendário nacional  o dia 23 de junho como Dia Nacional do Agente Marítimo, celebrado em todo o Brasil como reconhecimento pelo diuturno e incansável trabalho desse profissional que tanto contribui para o desenvolvimento dos portos e do Comércio Exterior Brasileiro", explica Ikonomou. Segundo ele, o Congresso Nacional ratificou a Lei, algo que demonstrou reconhecimento ao ofício do agente marítimo em prol do desenvolvimento do Brasil.

Segundo Ikonomou, a homenagem feita pela Capitania dos Portos é uma honra extrema, a qual ele registra gratidão. "Agradeço também a todos os que dedicaram e continuam dedicando suas vidas a essa nobre profissão de agente marítimo. Outro agradecimento vai para as autoridades e entidades locais que estarão presentes na cerimônia e estão apoiando continuamente a Sindapar nos últimos anos, em que conseguimos construir uma relação de respeito mútuo, consideração e profissionalismo. Agradeço também aos associados do Sindapar a confiança e apoio a nossa diretoria", complementa.

"Temos que parabenizar e agradecer à Marinha do Brasil e, em especial, à Capitania dos Portos do Paraná, na pessoa do Capitão dos Portos, CMG Germano Teixeira da Silva, o constante e especial apoio e consideração que tem demonstrado, desde a sua chegada em Paranaguá, para com os agentes marítimos, mais uma vez comprovados pela gentileza em promover o evento hoje aqui realizado", finaliza o presidente do Sindapar.

Capitania e Sindapar realizam cerimônia alusiva ao Dia do agente marítimo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.