Na quarta-feira, 3, a 18.ª edição do PodCafé, da Folha do Litoral News, recebeu o casal Vitor Hugo Canuto da Cruz e Karolayne Xavier Mendonça, sócios-proprietários da Mendonuto Foods, empresa genuinamente parnanguara. Eles compartilharam a trajetória de uma empresa que nasceu em meio à pandemia e hoje se consolida como referência na produção de salgados no litoral do Paraná.
COMEÇO DA EMPRESA
A história da Mendonuto Foods começa em 2019, quando Karolayne, vinda de uma família tradicional da Colônia Maria Luiza, que já atuava há três gerações na Feira da Catedral, decidiu apostar em uma barraca de salgados. Com incentivo do pai, ela saiu da venda de verduras e hortaliças para iniciar a produção de pastéis e coxinhas. Pouco depois, em 2020, já casada com Vitor, o negócio ganhou fôlego mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

“Muitas vezes pensamos em desistir, principalmente no início, pela adaptação e pelo esforço que o trabalho exige. Mas o apoio um do outro e o retorno dos clientes nos motivaram a continuar”, destacou Vitor, de apenas 24 anos.
40 MIL SALGADOS POR MÊS
Hoje, a Mendonuto Foods produz em média 40 mil salgados por mês. Com a ajuda de máquinas capazes de fabricar até 4 mil unidades por hora, a empresa ampliou sua atuação: além de atender todos os sábados pela manhã na tradicional Feirinha da Catedral, também distribui seus produtos para todo o litoral. Entre os mais pedidos, estão a coxinha de aipim, os churros e o tradicional pastel frito na hora.
A marca Mendonuto, onde o nome é a junção dos sobrenomes Mendonça e Canuto, também fornece massas especiais em parceria com a empresa curitibana Kyosan. Essa expansão do portfólio, somada à participação em eventos e capacitações, como encontros de pasteleiros em São Paulo, garante que o casal esteja sempre atualizado com as tendências do mercado.

Outro diferencial é a busca constante pela qualidade. Karolayne comentou no PodCafé sobre o uso do óleo de algodão nas frituras que, por exemplo, garante salgados mais sequinhos e saborosos, algo já aprovado pelos clientes. “Sempre buscamos conhecimento para melhorar. Testamos, provamos e só colocamos no mercado aquilo que realmente agrada. Esse cuidado é o que mantém nossos clientes fiéis”, afirmou Karolayne.
FEIRINHA DA CATEDRAL
Atualmente, a empresa mantém sua loja no Jardim Ouro Fino, onde funciona como ponto de retirada de encomendas. Aos sábados, na Feirinha da Catedral, o casal mantém viva a tradição familiar e reforça o legado deixado pelo avô de Karolayne, um dos fundadores da feira há 34 anos.
Ao final da entrevista no PodCafé, a Mendonuto Foods se prepara para continuar crescendo, principalmente com a chegada da temporada de verão, quando a demanda por salgados dispara com a presença dos turistas no litoral.
ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/804263555445130).





