Esportes

Jovem promessa do handebol de Paranaguá se destaca no cenário nacional

“Estou muito feliz por essa conquista. Defender o Paraná foi uma experiência incrível”, disse a jovem atleta

capa 3

Rafaella conquistou recentemente a medalha de prata defendendo a seleção Paranaense Infantil de Handebol. Foto: JP Fotografias Esportivas

Com apenas 14 anos, a parnanguara Rafaella Costa Xavier já começa a trilhar um caminho promissor no handebol. Estudante do Colégio Arthur Miranda Ramos e moradora do bairro Jardim Esperança, ela descobriu sua paixão pelo esporte em 2022, inspirada pela irmã, que já praticava a modalidade.

“Minha irmã começou no handebol, aí eu achei legal e fui em um treino. Nunca mais parei, porque me entreteu e eu gostei bastante do esporte”, relembra Rafaella.

01 4
Pretendo continuar treinando para, quem sabe um dia, jogar em um time de fora do país”, afirma Rafaella Xavier (Foto: Divulgação AHPA)

Desde o início, ela treina pela Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA/SESPOR/SICOOB/Paranaguá), entidade que tem revelado talentos para o esporte no estado e que foi fundamental em sua formação. Sua primeira experiência em competições oficiais foi contra a equipe Marista, em Curitiba.

Mesmo tão jovem, Rafaella já colhe os frutos do esforço e dedicação. Em 2025, a atleta conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paranaense Infantil de Handebol junto com suas companheiras da AHPA. Pouco depois, teve uma de suas maiores conquistas: foi convocada para defender a Seleção Paranaense Infantil, com a qual disputou o Campeonato Brasileiro da categoria e voltou para casa com a medalha de prata.

Felicidade e agradecimentos

“Estou muito feliz por essa conquista. Defender o Paraná foi uma experiência incrível e levar para casa a medalha de prata é motivo de muito orgulho. Quero agradecer à Paraná Handebol pela oportunidade e, em especial, à Associação de Handebol de Paranaguá, que me proporciona toda a estrutura, treinamentos e competições. Essa convocação só foi possível graças a esse trabalho. Essa medalha não é só minha, é também das minhas companheiras de equipe, que sempre me ajudam nos treinos e jogos”, destacou Rafaella.

Sobre a visibilidade que vem conquistando, a atleta não esconde a felicidade. “Estou bem feliz que o esforço está valendo a pena e sendo reconhecido. Pretendo continuar treinando para, quem sabe um dia, jogar em um time de fora do país”, afirma com determinação.

Ao encerrar, Rafaella deixou um recado especial para todos que acompanham sua caminhada. 

“Obrigada a todos que me apoiaram e me apoiam, sou muito grata a vocês”, finaliza.


Jovem promessa do handebol de Paranaguá se destaca no cenário nacionalAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Jovem promessa do handebol de Paranaguá se destaca no cenário nacional

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar