Dois jovens atletas de Paranaguá representaram com orgulho o Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha na fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), realizada na cidade de Toledo, na modalidade ciclismo speed. Bernardo Elero, de 15 anos, e Vitor Borba, de 14 anos, competiram pela primeira vez em uma prova oficial da modalidade e conquistaram resultados expressivos. Os atletas foram acompanhados pela professora Paula Regina Geraldo, do Instituto Estadual de Educação.
A prova principal aconteceu na segunda-feira, 4, com duração de 50 minutos mais uma volta. Bernardo conquistou o 7º lugar geral, um resultado de destaque para quem participa da competição pela primeira vez. Vitor Borba ficou com a 20ª colocação, demonstrando grande potencial e determinação.
A competição reuniu cerca de 30 ciclistas de diversas cidades do Paraná, incluindo Curitiba e região metropolitana. O evento marcou a primeira participação do ciclismo de Paranaguá na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, sendo um marco para o esporte na cidade.
Os ciclistas são integrantes da Associação PS Kids Adoles Mais, um projeto social sediado no bairro Aeroparque que há quatro anos trabalha com a formação de crianças, adolescentes e adultos no ciclismo. As atividades acontecem todas às segundas-feiras, às 19h30, e são coordenadas por Eduardo Salvador, com a presidência da Zilma Fonseca.

“Participar da fase final dos jogos escolares é um sentimento único que só é possível estando lá, é um nível bem diferente apenas os melhores atletas do estado do Paraná, sendo três dias de prova, uma mais desafiadora do que a outra. No último dia foi a prova de resistência, a mais puxada dos três dias consegui a sétima posição entre 30 atletas estou muito feliz pelo meu resultado e por poder representar a minha equipe, cidade e a minha escola sendo o primeiro da cidade de Paranaguá a representar em uma fase final dos jogos escolares”, disse o atleta Bernardo.

Já Vitor, destacou a importância de ganhar experiência em competições como essa. “A minha primeira participação nesta competição foi uma experiência única e muito especial. Tudo era novo para mim, ainda mais por ser a nossa primeira vez representando Paranaguá e também a nossa associação. Foi uma vivência incrível, cheia de aprendizado e emoções. Apesar de tudo ter sido novidade, voltamos com muita bagagem e motivação. No próximo ano, com certeza, vamos voltar ainda mais fortes”.
O professor Eduardo Salvador ressaltou o empenho dos atletas que fazem parte do projeto. “O Bernardo e o Vitinho (Vitor) estão com a gente desde o início do projeto. Foi a primeira vez deles nessa modalidade, tudo foi novo. E mesmo assim mandaram muito bem. Estamos muito orgulhosos”.
Além de já serem destaques da Copa Ninja, uma competição que acontece no litoral e também na região metropolitana de Curitiba, Bernardo e Vitor agora acumulam mais uma importante experiência em sua trajetória esportiva.





