Polícia

Com alvos no litoral, PCPR cumpre mandados contra empresas de emplacamento envolvidas em fraude veicular

Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em 11 empresas emplacadoras de veículos.

WhatsApp Image 2025 08 05 at 09.46.19 1

Foto: Divulgação PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em 11 empresas emplacadoras de veículos. A ação aconteceu simultaneamente em Curitiba, Piraquara, Colombo, Campina Grande do Sul, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Guaratuba, no Paraná, além de São Paulo e Santo André, no Estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 5.

A ação contou com o apoio técnico dos Departamentos de Trânsito do Estado do Paraná e de São Paulo para o cumprimento das ordens judiciais, especialmente na verificação da regularidade cadastral das emplacadoras e no cruzamento de dados relativos à emissão de placas padrão Mercosul.

“O Detran tem como foco a transparência para que os motoristas que rodam no Paraná tenham a segurança de que estão agindo conforme as leis”, destacou o diretor-presidente do Detran Paraná, Santin Roveda.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais civis apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos, como celulares e computadores, que serão analisados a fim de colher elementos de prova para a continuidade das apurações. Já o Detran apreendeu placas veiculares devido a irregularidades administrativas.

cats
Durante as apurações, os policiais civis rastrearam a origem de 21 placas padrão Mercosul aplicadas nos veículos ilícitos. (Foto: Divulgação PCPR).

A investigação teve início em agosto de 2024, quando veículos apreendidos com sinais identificadores adulterados passaram a ser analisados pela PCPR. A perícia técnica revelou que diversos desses automóveis e motocicletas eram, na verdade, produtos de furto ou roubo e estavam com placas clonadas.

Durante as apurações, os policiais civis rastrearam a origem de 21 placas padrão Mercosul aplicadas nos veículos ilícitos. Elas estavam ligadas a 11 empresas emplacadoras responsáveis pela estampagem, sendo que oito delas pertenciam a uma mesma família.

“Com base nestas informações, passamos a avaliar a possibilidade da existência de uma organização criminosa voltada para a prática de adulteração de sinal identificador de veículo automotor”, disse a delegada da PCPR Anna Karyne Turbay.

A operação desta manhã visou coletar informações sobre a participação de proprietários, sócios ou funcionários dessas empresas no esquema criminoso que favorece e estimula a atuação de grupos especializados em furto, roubo e revenda de veículos adulterados.

Com informações da PCPR


Com alvos no litoral, PCPR cumpre mandados contra empresas de emplacamento envolvidas em fraude veicularAvatar de Redação

Redação

Com alvos no litoral, PCPR cumpre mandados contra empresas de emplacamento envolvidas em fraude veicular

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar