Eventos

377 anos: Desfile Cívico de Paranaguá acontecerá em frente à Estação Ferroviária 

Com o tema "A história de todos", expectativa é de presença de milhares de estudantes e cidadãos

1 estacao ferroviaria

Desfile acontece a partir das 8h com hasteamento da bandeira na Praça Almirante Tamandaré (Foto: Wilson Leandro)

No aniversário do município que acontece na próxima terça-feira, 29, acontecerá o tradicional Desfile Cívico de Paranaguá em comemoração aos 377 anos da cidade com trajeto realizado em frente à Estação Ferroviária, na Avenida Arthur de Abreu, bem como na Praça Almirante Tamandaré. O tema deste ano será “A história de todos”, com a expectativa da presença de milhares de alunos, reunindo 180 instuições de Paranaguá, abrangendo escolas municipais e estaduais, entidades, secretarias e grupos da sociedade civil local. 

“De manhã teremos o desfile cívico em que muitas instituições de ensino, inclusive do Estado, estarão desfilando. Depois entregaremos no ginásio Joaquim Tramujas a titularidade de documentos para famílias em que suas residências foram feitas a regularização fundiária”, explica o prefeito Adriano Ramos. “O aniversário de Paranaguá terá festa para todos os gostos, para todas as pessoas, pois a Paranaguá de todos precisa de entretenimento para todas as pessoas”, ressalta, destacando a realização de shows na Praça de Eventos e outros eventos festivos.

“O desfile deste ano resgata a identidade de Paranaguá por meio da arte, da cultura e da valorização da nossa história. Teremos uma grande participação da rede municipal e também das escolas estaduais, além de entidades que nunca haviam participado”, afirma a secretária de Educação, Fabíola Arcega.

De acordo com a Prefeitura, a programação começa com o tradicional hasteamento da bandeira na Praça Almirante Tamandaré. Mais de 1,5 mil estudantes da rede municipal deverão participar do desfile.  “A edição de 2025 traz uma proposta renovada e registra uma adesão expressiva, reunindo escolas, entidades e grupos da sociedade civil”, afirma a Prefeitura. 

Valorização da cultura parnanguara

Segundo o município, o tema “A história de todos” conta com o objetivo de resgatar e valorizar a trajetória de séculos de história do município através da cultura, arte, tradições populares e personagens históricos.  “As escolas vão retratar diferentes aspectos da nossa história, incluindo manifestações culturais e artistas locais. Cada unidade trabalhará a temática de forma contextualizada à sua realidade, respeitando uma diretriz comum para todo o desfile”, completa a secretária.

Um dos temas centrais será o fandango, algo apresentado pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Arcelina Ana De Pina, Nádia Iara Pereira da Cunha e Nossa Senhora dos Navegantes, da Ilha dos Valadares, no desfile. “A proposta da Semedi é que as instituições utilizem elementos que dialoguem com sua comunidade e território, promovendo um desfile mais significativo e enraizado nas identidades locais”, completa.

2 desfile
Alunos da rede municipal estão nos últimos preparativos para o desfile cívico (Foto: Semedi)

Rede estadual

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, neste ano um dos diferenciais será o retorno expressivo das escolas estaduais ao desfile.  ““Pela primeira vez teremos uma adesão maciça das escolas do Estado, com envolvimento direto do chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Paulo Severino Penteado, que esteve presente desde as primeiras reuniões. Isso amplia ainda mais a diversidade do evento”, ressalta a secretária de Educação.

Haverá também outra novidade: a presença de entidades de forma mais ampla, entre elas a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), escoteiros, escolas de Educação Especial, bem como participação das secretarias municipais, que levarão representações institucionais ao desfile. “A dimensão deste ano está muito grande. Há uma comoção positiva, com pessoas e grupos que nunca haviam participado nos procurando para integrar o evento”, explica Arcega.

Paranaguá Motos: com diálogo junto aos motoclubes, Prefeitura acerta últimos detalhes do evento

Organização e início do desfile

A organização do desfile será feita pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as pastas e toda a gestão municipal. “Desde o início, o prefeito Adriano Ramos nos deu total apoio. As secretarias de Comunicação, Segurança, Turismo, Governo e o Cerimonial estão completamente integradas à organização do desfile. Isso reforça o caráter coletivo da ação, que ultrapassa os muros da educação”, salienta.

“Só da rede municipal estimamos cerca de 1.500 alunos desfilando. Se considerarmos que cada um vem acompanhado de pelo menos duas pessoas, já são quase 4.500 pessoas ligadas diretamente à rede municipal. E ainda temos o público das outras escolas, das entidades e os visitantes. Acredito que será um evento de grande porte, com um fluxo intenso de pessoas ao longo de toda a manhã”, afirma a secretária, destacando que o início do desfile ocorrerá após o hasteamento da bandeira.

Outro ponto destacado é a retomada de um tema unificado ao desfile cívico de aniversário. “Sempre se pedia que as escolas fizessem homenagens, mas sem um direcionamento comum. Agora, voltamos a ter uma identidade para o desfile, que é cívico, mas também alusivo à nossa história. É um gesto de respeito ao passado e uma forma de envolver toda a cidade na construção do presente”, finaliza a secretária de Educação, Fabíola Arcega.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom


377 anos: Desfile Cívico de Paranaguá acontecerá em frente à Estação Ferroviária Avatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

377 anos: Desfile Cívico de Paranaguá acontecerá em frente à Estação Ferroviária 

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar