Infraestrutura

Guaratuba recebe primeira UTI Móvel e reforça frota de ambulâncias no município

Município recebeu duas ambulâncias, as quais passam a integrar a frota própria da cidade

Segundo a prefeitura, a conquista foi possível por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Segundo a prefeitura, a conquista foi possível por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Guaratuba deu um passo importante na área da saúde com a chegada de duas novas ambulâncias que auxiliarão nas ocorrências do município: um veículo de Suporte Básico de Vida (Tipo Bravo) e, pela primeira vez na história da cidade, uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida (Tipo Alfa – UTI Móvel). Ambos passam a integrar a frota própria do município. Segundo a prefeitura, a conquista foi possível por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba.

De acordo com Michele Lonara Oliveira, diretora geral do SAMU Guaratuba, a UTI Móvel representa um grande avanço para a saúde pública do município. “Ela possibilita um atendimento mais rápido, seguro e qualificado em situações de urgência e emergência, especialmente em casos graves que exigem suporte avançado de vida. Além disso, garante maior cobertura e acesso da população a serviços de saúde de qualidade, reduzindo o tempo de resposta, aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes e fortalecendo toda a rede de atenção à saúde”, afirma Michele.

Operação

Segundo ela, a UTI Móvel ainda não está em operação pois precisará passar por ajustes necessários, como equipagem e formação de equipe especializada.

“Esses ajustes são necessários para o bom funcionamento, com total segurança e dentro dos padrões exigidos. Não temos prazo estimado para que ela comece a operar, considerando que, alguns materiais e equipamentos que compõem a ambulância, dependem de processos licitatórios. Além disso, é necessário e fundamental a regularização da documentação da ambulância. Assim que tudo estiver pronto, será imediatamente disponibilizado para atendimento à população”, explica.

Escala de uso

A escala de uso da UTI Móvel será organizada conforme a gravidade e a natureza das ocorrências, sempre priorizando os casos que necessitam de suporte avançado de vida, como:

  • Paradas Cardiorrespiratórias;
  • Acidentes Graves;
  • Complicações Clínicas Críticas;
  • Transferência inter-hospitalar de pacientes instáveis.

A regulação médica será responsável por avaliar cada chamado e determinar quando a UTI Móvel será acionada, garantindo o uso racional e eficiente do recurso. “A prioridade será sempre salvar vidas, atendendo os casos mais urgentes conforme os protocolos estabelecidos pelo serviço de saúde”, salienta a diretora do SAMU de Guaratuba.

Fotos: Prefeitura de Guaratuba

Benefícios

Conforme a diretora, existem vários benefícios que a população poderá receber com esse novo recurso, entre eles: atendimento rápido e qualificado; maior chance de sobrevivência em casos graves; segurança no transporte de pacientes; cobertura ampliada dos serviços de saúde, além de redução da sobrecarga hospitalar.

Ambulâncias

A ambulância Tipo Bravo (Renault Master, 2024) é destinada ao atendimento pré-hospitalar de pacientes sem risco iminente de morte, equipada com oxigênio, desfibrilador, materiais de imobilização e suporte técnico.

Já a ambulância Tipo Alfa é uma UTI Móvel de última geração (Fiat Ducato, 2019), preparada para emergências de alta complexidade, com monitor-desfibrilador, ventilador mecânico, bomba de infusão, medicamentos e equipe completa com médico, enfermeiro e condutor socorrista.


Guaratuba recebe primeira UTI Móvel e reforça frota de ambulâncias no municípioAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Guaratuba recebe primeira UTI Móvel e reforça frota de ambulâncias no município

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar