No sábado, 5, o Canil Municipal de Paranaguá receberá a primeira edição da Festa Cãonina de Adoção, evento promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSU) com o objetivo de incentivar a adoção responsável de cães e gatos. A programação começa às 9h com encerramento às 15h, com diversas atrações e um clima totalmente junino.
A secretária da pasta, Chris Rosa, destacou a importância da ação. “O nosso canil está lotado, com cerca de 250 animais à espera de um lar, sendo entre 50 e 60 filhotes. Pensamos então em unir o útil ao agradável e aproveitar esse período de festas juninas para realizar nossa primeira Festa Cãonina de Adoção, é um nome divertido para uma ação séria e cheia de amor”, afirmou.

Além da possibilidade de adotar um novo amigo, o público poderá aproveitar o ambiente decorado com tema junino e diversas guloseimas, como pipoca, bolo de fubá e quentão (para maiores de 18 anos). Haverá ainda a participação especial do cantor Jair Máximo, que fará uma apresentação ao vivo durante o evento.
A secretária Chris Rosa reforça que, para adotar um animalzinho, é necessário ser maior de idade e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. “Todos os animais adultos já estão castrados, vacinados e desverminados. No caso dos filhotes, a castração é garantida quando eles atingirem o peso e idade adequados”, explicou.

O Canil Municipal fica anexo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), no Aeroparque. Toda a equipe técnica, incluindo veterinários e supervisores, estará disponível no local para orientar os interessados e acompanhar o processo de adoção.
“A adoção transforma vidas, tanto do animal quanto de quem adota. Esperamos que muitas famílias venham participar e levar para casa um novo companheiro. É um gesto de carinho e responsabilidade”, finalizou Chris Rosa.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos mantém o Canil Municipal aberto durante toda a semana para visitas da população. Para consultas e informações, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (41) 3721-1780, opção 3.
De acordo com a Lei Federal n.º 9.605 de 1998, abandonar ou maltratar animais é crime. Além disso, a Lei Federal n.º 14.064, sancionada em 2020, prevê pena de até cinco anos de prisão, proibição de guarda e multa aos tutores denunciados.