Na tarde da terça-feira, 24, foi iniciado em Paranaguá, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), a segunda edição da PARCELOG – Feira e Fórum de Comércio Exterior, Logística e Infraestrutura do Paraná, evento que traz especialidades, autoridades, empresários e lideranças do setor para palestras, geração de negócios e troca de experiências. A palestra inaugural foi realizada pelo diretor de Operações da Portos do Paraná e representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Governo do Estado, Gabriel Perdonsini Vieira, com o tema “90 anos do Porto de Paranaguá” e conta com programação que prossegue até a quarta-feira, 25.
A ampla programação traz entre os temas o futuro da logística e infraestrutura do Brasil, o Porto de Paranaguá, sustentabilidade, inovação, ecossistema de negócios, entre outros assuntos, com foco no Paraná como um dos maiores hubs logísticos do Brasil e da América do Sul.

Flávio Vanhoni Frota, gerente comercial da PARCELOG Multimodal e sócio-consultor da Marketing de Cidades, destaca a consolidação do evento em sua segunda edição em Paranaguá. “A ideia de fazer uma segunda edição do PARCELOG é manter a tradição e colocar o evento no calendário nacional na área portuária e de logística. Queremos reforçar esta atuação de Paranaguá no contexto nacional e parceiros importantes como a Folha do Litoral News, a Portos do Paraná, TCP, Isulpar, tem nos dado este suporte para a realização dos eventos”, destaca.
Portos do Paraná

“Estamos representando a Portos do Paraná e a SEIL do Estado, no nome do secretário Sandro Alex, uma oportunidade única de reunir operadores, agências, órgãos intervenientes e autoridades aqui presentes. A logística não é nada sobre infraestrutura, falamos um pouco sobre essas duas áreas e como estamos nos preparando nos próximos anos para atender toda a demanda de mercado”, afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. “Não se faz comércio exterior sem termos todas as partes unidas, integradas, trabalhando em harmonia, é o que vemos em Paranaguá hoje”, complementa.
“É fundamental um evento em Paranaguá tratando de infraestrutura, logística e suas operações complementares. É fundamental que a Portos do Paraná participe, temos muita satisfação de poder estar participando pela segunda vez consecutiva na PARCELOG e temos a expectativa de que o evento traga grandes discussões técnicas e projeções para o nosso complexo portuário e o Paraná como um todo nos próximos anos”, afirma o diretor empresarial da Portos do Paraná, Felipe Ozório Monteiro da Gama.

Receita Federal

O delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz, destacou a importância do evento e a união de lideranças de diversos setores.
“É importante esta oportunidade em que todos os intervenientes do comércio exterior estão reunidos, demonstrando o seu trabalho, as oportunidades que eles enxergam de melhoria e fazer este debate aberto, trazendo conhecimento para pessoas de todas as áreas”, salienta, destacando o papel da Receita Federal no controle aduaneiro.
TCP

“É certo que um evento desta natureza envolvendo os players do setor, estudantes, a comunidade, autoridades do Estado que estão envolvidas no nosso negócio, é algo fundamental para debatermos os desafios, pensar em soluções. A gente vem batendo recordes e recordes, alcançando excelentes marcas, mas sempre devemos pensar no que iremos fazer no amanhã. Este é um momento de discutir com tópicos sobre reforma da Lei dos Portos, Reforma Tributária, discutir gargalos, algo fundamental, que só agregar ao setor e a Paranaguá”, afirma Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá).
Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná e Movimento Pró-Paraná

O coordenador da Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná e membro do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná, Antonio Saad Gebran Sobrinho, trouxe em sua palestra o tema ecossistema de negócios.
“Este é um sistema nosso em que trazemos junto à comunidade portuária uma relação à luz do dia com todas as empresas, onde fazemos a integração através da comunicação e informação com todo o desenvolvimento do Paraná que temos através da interlândia, da Portos do Paraná, com todos esses atores, os principais players. O que move a economia são os grandes terminais, é o setor produtivo, então temos que entender a relação Porto e Cidade, Cidade e Porto, para que possamos através do nosso sistema de informação e comunicação poder gerar novos negócios e deixar cada vez mais transparente a nossa relação com o mercado”, salienta.
Município

O secretário municipal de Urbanismo da Prefeitura de Paranaguá, Luiz Augusto Pellegrini de Carvalho, reforçou a importância do desenvolvimento portuário e logístico em harmonia positiva com a cidade.
“Os assuntos que estão sendo trazidos aqui possuem relação direta com a cidade. O avanço do Porto e do Moegão trazem divisas para a cidade, por outro lado devemos tomar cuidado também com a mobilidade urbana, então temos que combinar as atividades portuárias com a cidade”, salienta. “O foco é projetar e conseguir auxiliar o Porto para que possa prosseguir a bater recordes. O apoio é total do município, que está de braços dados com o Porto, não poderia ser diferente”, finaliza.
Confira a programação da quarta-feira, 25:
• 09h00 às 11h00 – Visita técnica guiada ao Porto de Paranaguá, TCP e TPP.
Painel 2 – Investimentos em Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável
• 13h00 – Parcerias Público-Privadas e Projetos Estratégicos, com Dr. Fernando Vernalha, Dr. Francisco Alpendre e Antonio Sergio Guetter.
• 14h00 – Cenário Econômico do Paraná e do Brasil, com Lucas Dezordi, Economista-Chefe da Rubik Capital.
• 14h30 – Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense e Certificação de Origem, com Carla Simão e Márcia Demorath, da FIEP.
• 15h00 – MLCINFRA – Tradição e Inovação em Infraestrutura, com direção do Grupo J. Malucelli.
• 15h30 – FTSPAR – Logística Diferenciada para Exportação e Importação.
• 16h00 – Grupo Boticário – Logística de um Gigante do Varejo.
• 16h30 – Sea Logistics – Soluções Customizadas em Logística.
• 17h00 – Liquipar – Eficiência na Armazenagem de Líquidos, com Juliano Antunes, CEO.
• 17h30 – Colapso Logístico nas Operações de Contêineres – Desafios e Oportunidades, com Dr. Osvaldo Agripino.
• 18h00 – Resolução 112/2024 da ANTAQ e Armazenagem Adicional, com Dr. Rafael Wallbach Scwind.
• 18h30 – Reforma Tributária e seus Impactos na Economia, com Dr. Alexandre Tortato, especialista em Direito Tributário.
• 19h00 – Novo Marco Legal dos Portos – PL 733/2025, com Ogarito Linhares, da Companhia Docas do Pará.
• 19h30 – Desafios Ambientais e Administrativos para Novos Investimentos, com Dr. Gabriel Galli, CEO do Grupo Galli.
• 20h00 – Grupo Interalli/CBL – Eficiência na Movimentação de Granéis Líquidos.
• 20h30 – Cattalini Terminais – Movimentação Sustentável de Líquidos.
• 21h00 – COTRIGUAÇU – A Força do Cooperativismo na Logística e Economia, com Rodrigo B. Coelho, Gerente da Cotriguaçu.
Local:
Instituto Superior do Litoral do Paraná – Isulpar
Rua João Eugênio, 534 – Costeira – Paranaguá – PR.





