O encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), capitão de corveta Pablo Araujo Barbosa, fez a transmissão de cargo para o capitão de corveta Rodrigo Fernando Teles Romeiro. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na tarde de terça-feira, 24, na Capitania dos Portos do Paraná.
O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, lembrou que o SSN-8 engloba os dois maiores portos do Brasil, o de Santos e o de Paranaguá.
“É um prazer estar aqui nessa passagem de função. Uma parcela significativa da comunidade parnanguara que vem aqui prestigiar essa passagem, um serviço que é um dos mais importantes do Brasil. É o Serviço de Sinalização responsável pelos portos de Santos e de Paranaguá. É responsável por prover, mas contribuir para a segurança nas entradas e saídas dos portos. Responsável direto por mais de 2 mil balizamentos em todo o estado do Paraná e o estado de São Paulo. Então é significativa essa importância”, destacou.

“Nós vemos também crescendo com a informação do nosso governador, com investimentos no próprio serviço de sinalização, onde vamos construir uma nova sede, podendo prover serviços de mais qualidades e mais serviços para o porto, crescendo o serviço de sinalização juntamente com o crescimento do porto. Isso dá um retorno enorme para Paranaguá e para o Paraná como um todo. Vamos dar continuidade ao trabalho”, completou o Trovão.

O capitão dos Portos do Paraná, comandante Maurício Tinoco, falou sobre a relevância do serviço e sua jurisdição. “Essa importante missão que o capitão de corveta Rodrigo Teles agora acabou de assumir é dar a continuidade nos serviços já inicializados pelo comandante Pablo. O porto de Paranaguá, o maior porto exportador de grãos do Brasil, o primeiro colocado. E trabalho esse que a Marinha do Brasil vem fazendo em conjunto com toda a comunidade portuária, em específico o serviço de sinalização que requer pessoas qualificadas para manterem a sinalização náutica, para que as embarcações, navios mercantes, se façam de maneira segura a sua atracação e desatracação desse importante porto do nosso país”, ressaltou.

O capitão de corveta Rodrigo Fernando Teles Romeiro, que assume o cargo, falou dos desafios em assumir o Serviço de Sinalização na região. “Para mim, fico muito feliz em assumir esse cargo, é muito honroso para mim voltar aqui em Paranaguá assumindo uma função de maior responsabilidade. Então é uma área de abrangência muito grande para a gente tomar conta da sinalização náutica, que envolve Santos, Paranaguá, que são os dois maiores portos mais movimentados aqui do país. Então estou ciente da responsabilidade e muito motivado para dar continuidade a esse grande trabalho que tem sido realizado”, disse.

“Hoje eu retorno à Paranaguá e estou muito feliz aqui de estar de volta. Você substituir alguém que é muito bom, sempre vai haver comparação. E o trabalho que foi feito anteriormente foi muito bom. E eu estou colhendo os frutos disso, essa é a parte boa, com uma tripulação unida, dedicada, capacitada para dar continuidade e melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado”, destacou o capitão Rodrigo Teles.

O capitão de corveta Pablo Araújo Barbosa, que deixa a função após dois anos, destacou os resultados obtidos. “A Organização Militar foi fundada em 2019, então ainda tem vários setores internos que a gente tem que melhorar, aperfeiçoar. A gente conseguiu fazer uma licitação, comprar material de balizamento, tanto lanternas como boias, material de fundeio, para empregar aqui em Paranaguá. Hoje o nosso índice de eficácia, que é um termo que mede a operacionalidade dos nossos equipamentos, ele está em 99%, ou seja, a gente conseguiu manter o balizamento funcionando durante esse período de dois anos com maestria”, contou.

“E junto a isso também a questão da manutenção de alguns pontos aqui do nosso litoral. A gente é responsável, por exemplo, muita gente não sabe, mas a gente é responsável pela manutenção do Farol das Conchas, que é um relevante ponto turístico aqui do estado do Paraná. A ideia futura é passar a abrir novamente o farol para visita. E a gente conseguiu também a doação de dois terrenos, que eram do Ibama e foram transferidos para a Marinha. Hoje a gente ocupa um galpão aqui na Capitania dos Portos do Paraná e a ideia é que a gente possa ter uma sede que abrigue o serviço de sinalização náutica e quem sabe até no futuro a gente possa se transformar num centro de hidrografia, que já existe em outros estados do Brasil”, completou.

A autoridade portuária reconheceu e apoiou a construção da nova sede. O capitão Pablo agora seguirá para a Diretoria de Hidrografia e Navegação, em Niterói, onde continuará na área técnica da Marinha.





