Na sexta-feira, 13, será entregue a pintura do Aquário Marinho de Paranaguá. A programação começará pela manhã e seguirá até a noite, com baile de Fandango Caiçara e ações de educação ambiental. A obra faz parte do Museu Urbano do Fandango Caiçara, realizado pelo projeto Paranaguá Mais Cores.
A intervenção artística começou no dia 15 de maio com figuras em homenagem à cultura caiçara e aos mestres fandangueiros. A pintura foi realizada no painel em 360 grau, totalizando 1,8 mil metros quadrados.
O advogado, artista e um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, Giovanni Negromonte, o “Gio Negromonte”, disse que a obra será entregue com muita alegria em conseguir construir um monumento público em prol do fandango para homenagear a cultura popular.

“Que é tão importante para a nossa cidade e para o nosso território, a gente fica muito feliz e ansioso de poder entregar, poder finalizar, para poder ter essa obra no espaço público e fazendo essa devida homenagem. O retorno da população tem sido excelente, é legal ver as pessoas passarem e falarem que aquele é o mestre Zeca, o Aorelio, o Poro, o mestre Romão”, disse Gio.
Ele afirmou que isso mostra como a cultura é difundida e como as pessoas conhecem esses personagens. “Mas que não tinham essa devida representação no espaço público, não tinha imagens, não tinha monumentos, nada que falasse exatamente só sobre o fandango, tratando sobre o fandango. Por isso que é muito legal conseguir fazer isso para poder ter essa representação”, destacou Gio.
A população tem apoiado a iniciativa. “A população, de modo geral, tem aprovado muito, sempre que passa aqui nos dá apoio, seja pessoalmente, nas redes sociais, tem sido bem legal esse retorno, que é o melhor possível”, ressaltou Gio.
O biólogo responsável pelo Aquário Marinho de Paranaguá, Luís Antônio Santos Zeferino Junior, destacou que a pintura da estrutura significa uma renovação do espaço. “A fachada do Aquário estava bem antiga já, desgastada. Muita gente reclamava bastante de parecer abandonado e agora deu uma renovada, a galera vai olhar de uma forma diferente. Eu acho maravilhoso valorizar a cultura local, é o ideal, cada cidade tem que valorizar a sua cultura porque é a base da cidade, aqui é importantíssimo valorizar o fandango”, frisou Luiz.

Programação
A abertura do evento acontece às 9h, seguida de limpeza de manguezal no Porto da Batera, com auxílio de voluntários do projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras. Das 10h às 15h, a população poderá conferir o trailer com a exposição “Nós e o Mar” de Educação Ambiental do Projeto Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) em frente ao Aquário.
A Portos do Paraná e a Cia Ambiental realizarão uma ação restrita de limpeza de manguezal embarcada. O baile de Fandango Caiçara começa às 19h na Praça em frente ao Aquário, com participação dos grupos: Mestre Zeca da Rabeca, Associação Mandicuera, Grupo Pés de Ouro, Grupo Mestre Eugênio e Fandango Família Domingues.
O Aquário de Paranaguá está localizado na Rua João Régis, no Centro Histórico.