Religiosidade

Novo administrador apostólico destaca alegria em contribuir com a Diocese de Paranaguá

Dom Bruno Versari foi nomeado pelo Papa Leão XIV na terça-feira, 20

dom bruno nomeado administrador apostolico da diocese de paranagua2 1

Na manhã da terça-feira, 20, o Papa Leão XIV aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Paranaguá, apresentada por Dom Edmar Peron, e nomeou como administrador apostólico da Diocese de Paranaguá o atual bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari. Na quarta-feira, 21, Dom Bruno deixou suas primeiras manifestações sobre a nova missão de evangelização em Paranaguá enquanto é sede vacante, ou seja, não conta com um novo bispo nomeado pelo Papa, destacando sua alegria em contribuir com os padres e fiéis da Diocese. 

“Nesse dia 20, na cidade de Paranaguá, junto ao clero da diocese, padres diocesanos, religiosos, junto com Dom Edmar, foi publicado a acolhida do pedido de renúncia de Dom Edmar ao governo da Diocese de Paranaguá. No mesmo ato, Dom Edmar apresentou ao clero que eu, Dom Bruno Elizeu Versari, fui nomeado Administrador Apostólico, enquanto a sede vacante”, ressalta Dom Bruno.

Segundo o administrador apostólico, ele chega à Diocese com “espírito de serviço, para junto com os padres, continuar levando a missão de evangelizar o povo de Deus, que pertence a esta porção, que é a porção da diocese”, acrescenta. “No espírito de sinodalidade, no espírito de serviço, estou aqui”, afirma.

Funções exercidas na Igreja

Atualmente Dom Bruno Versari é bispo da Diocese de Ponta Grossa e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “É com muita alegria que venho para poder contribuir com os padres e com o povo aqui desta diocese. Invocando a presença do Espírito Santo, porque sabemos que é Ele que conduz a sua Igreja, para que nos dê sabedoria, discernimento, para continuar levando à frente a missão da Igreja”, ressalta.

Missão e espírito de equipe

dom bruno nomeado administrador apostolico da diocese de paranagua
“Com disposição de servir a Deus e de servir à Igreja que venho para essa Diocese, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário”, afirma o bispo Dom Bruno Versari (Foto: Diocese de Ponta Grossa/Divulgação)

“Tem uma modalidade no esporte que eu gosto muito de citar e que serve como referência para um momento assim, que é… é aquela modalidade das Olimpíadas de passar o bastão. Agora Dom Edmar passa o bastão, está em minhas mãos, daqui vou conduzindo o bastão com todo o empenho, com toda a força, até o dia que também passarei para outro, para que ele possa continuar levando à frente. E a vitória é da equipe. É sempre importante lembrar isso: que não é aquele que chega que é vitorioso, mas é vitoriosa toda a equipe”, salienta o bispo.

“É nesse espírito de equipe que venho para servir, para anunciar a mensagem do Evangelho e, junto com os padres, levar a missão de evangelizar, evangelizar o povo de Deus nesta porção, nessa Diocese de Paranaguá”, afirma.

Nossa Senhora do Rosário

De acordo com Dom Bruno, sua missão ocorre enquanto não for nomeado outor bispo pelo Papa em Paranaguá. “É no espírito de serviço à Igreja que vou me dedicar aos padres na missão de evangelizar a porção do Povo de Deus que está nessa Diocese, pois eu tenho a Diocese de Ponta Grossa e também a presidência da Comissão Episcopal para a Vida e Família”, salienta.

“Com disposição de servir a Deus e de servir à Igreja que venho para essa Diocese, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário. Que Ela interceda por todo o povo desta Diocese, por todos os padres, por Dom Edmar e pelo futuro bispo, que, se Deus quiser, vem logo”, finaliza Dom Bruno Elizeu Versari.

Com informações da dioceses de Ponta Grossa e Paranaguá

Você também poderá gostar

Novo administrador apostólico destaca alegria em contribuir com a Diocese de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Novo administrador apostólico destaca alegria em contribuir com a Diocese de ParanaguáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.