A Rua João Régis, uma das principais vias do Centro Histórico, está passando por revitalização realizada pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), algo que visa melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade na região. Na tarde da sexta-feira, 9, o secretário de Obras Públicas, Ozeias Rebello Costa, concedeu entrevista onde explicou a intervenção que será realizada, a importância estratégica da via para o trânsito no centro e conexão com Ilha dos Valadares, bem como prazo para conclusão da obra.
“Essa é uma via bastante importante da cidade, porque liga a saída da ponte dos Valadares e toda a região central da cidade, que, em paralelo, estava bastante prejudicada, com bastante ondulações, buracos. Isso atrapalha bastante o tráfego, os comerciantes, e nós decidimos começar a fazer essa manutenção por essa importante via da cidade”, explica, destacando que o trabalho foi iniciado em 19 de abril. “Tínhamos um planejamento de um mês, mas aí a concessionária Paranaguá Saneamento encontrou algumas dificuldades com a tubulação de esgoto e resolvemos fazer com que eles trocassem a tubulação, aproveitando a oportunidade, porque é muito difícil uma outra oportunidade para mexer nessa tubulação. Aí eles também resolveram trocar os ramais de água e os ramais de esgoto para deixar já uma obra completa aqui”, detalha.
O gestor ressalta que inicialmente a previsão era de remoção do paralelepípedo, mas que o município também decidiu fazer recuperação das calçadas. “Iremos padronizar, deixar uma calçada bonita, com condição das pessoas transitarem com segurança, algo que a gente não tinha. Vamos padronizar as calçadas com pedras em lousinhas, como são chamadas, concedendo mais acessibilidade para a população também. O novo prazo que a gente pode dar aqui é em torno de mais duas a três semanas para concluirmos o pavimento, com conclusão total”, salienta, destacando que a descida da Catedral Diocesana para entrar na rua Faria Sobrinho será liberada até a próxima semana, por volta da segunda-feira, 12.
Ladeira e andamento acelerado
A parte da ladeira da rua João Régis, cartão-postal do Centro Histórico e importante de ligação de vias na cidade, está praticamente concluída, segundo o secretário. “O trecho do pavimento vai estar praticamente concluído até segunda, 12, ou terça-feira, 13. As calçadas nós vamos estar trabalhando ainda, a gente está substituindo as calçadas, deixando padronizada, deixando bem legal como a gente merece, sabe? Então as calçadas vão continuar ainda, mas isso não vai impedir o tráfego de veículos por aqui. Então a expectativa é que nos próximos dias, pelo menos uma parte da obra já ser liberada”, detalha.
Durante a tarde da sexta-feira, 9, escavadeiras estavam trabalhando na rua João Régis, reforçando que a troca de paralelepípedos é algo mais manual e que as tubulações antigas são de ferro. “Essas tubulações de ferro aqui são da década de 30, então é uma coisa importante para a nossa população também a substituição dessas redes”, salienta Ozeias Rebello.
Planejamento e outras vias que serão beneficiadas no centro

Segundo o secretário, as ações realizadas fazem parte de um planejamento da Prefeitura de Paranaguá que irá atuar em outras vias centrais. “Na região do centro iremos mexer em todas as ruas que têm paralipípedo. Na sequência que nós vamos dar agora é rua Marechal Alberto de Abreu, que também está em péssimas condições, assim como na rua Prisciliano Corrêa, que são vias que nós vamos mexer já na sequência. Já era para nós termos iniciado, mas decidimos postergar em função do Dia das Mães, porque ali existem várias lojas. Vamos preservar essa situação”, salienta.
“É um planejamento da Secretaria, algo grande, com foco na recuperação da pavimentação da nossa cidade. Nessas vias iremos fazer a mesma coisa que está sendo feita aqui, com troca de tubulação de esgotos, ligações de água, os ramais de esgoto também. Vai ser um trabalho completo”, destaca o gestor.
Bairros
As equipes da Semop estão atuando também em ruas nos bairros de Paranaguá. “Na quinta-feira, 8, iniciamos, nós voltamos a recuperar o pavimento da região da Raia, Alvorada e Bockmann. Fizemos o frezamento das ruas José Maria Whitaker e Major Ernani Vidal, na sexta-feira, 9, prosseguimos com o frezamento da Ludovica Bório. Na quinta-feira, 8, já também fizemos a recuperação do pavimento da Major Ernani Vidal, lá está pronta e assim vamos dar continuidade em mais ruas, contemplando toda aquela região, algo que estamos planejando para os próximos dias”, acrescenta.
“O intuito da administração do prefeito Adriano Ramos é melhorar a cidade. Todas essas ações são uma atenção que o prefeito tem pedido sempre para a gente, fazendo o melhor possível para atender a nossa população”, acrescenta Ozeias Rebello Costa, salientando também que o andamento das obras depende das condições climáticas.
O secretário ressaltou a importância do apoio da população para o andamento das obras. “Precisamos de um pouco de tolerância, de paciência do pessoal, das pessoas que transitam aqui nessa importante via da cidade, porque sempre é pra melhoria da própria população. Então tem que ter um pouquinho de paciência, os comerciantes também. Nós queremos uma cidade melhor. Nós moramos aqui, eu nasci aqui. Então a gente quer amar essa cidade como ela merece”, salienta.
“Estou diariamente percorrendo as nossas obras, algo exigido pelo nosso prefeito. Temos que estar na rua acompanhando as obras”, destaca o secretário de Obras Públicas. “Estamos comprometidos com o que o prefeito nos tem pedido”, finaliza Ozeias Rebello Costa.