Começou na segunda-feira, 14, a Campanha de Vacinação nas Escolas, iniciativa do Governo do Paraná. Em Paranaguá, a mobilização para imunizar crianças e adolescentes inicia na terça-feira, 15, no Colégio Estadual Profa. Zilah dos Santos Batista. A força-tarefa envolve mais de sete mil escolas públicas e 500 instituições privadas nos 399 municípios do Estado.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou que a campanha segue até o dia 31 de maio e tem como meta reforçar a imunização de aproximadamente 2,4 milhões de estudantes da rede pública de educação básica. A ação é inédita e contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Paulo Severino Penteado, destacou que a mobilização é de extrema importância devido ao declínio da cobertura vacinal no Brasil.
“Isso acarretou o aumento de doenças ou mesmo o ressurgimento de doenças que estavam controladas. Por isso a grande mobilização é necessária, do contrário voltaremos a ver crianças morrerem por doenças que podemos ter o controle, viveríamos lutos por negligência. A ação conjunta entre Secretarias de Saúde e de Educação tem com objetivo realizar uma força tarefa que alia conscientização e imunização. Essa parceria conta também com o apoio e autorização das famílias”, disse Paulo.

Força-tarefa
A Campanha de Vacinação nas Escolas é uma força-tarefa que envolve as escolas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as famílias.
De acordo com ofício sobre a vacinação encaminhado aos Núcleos Regionais de Educação, a Unidade de Saúde entrará em contato com as instituições de ensino para efetivar a ação. A organização da força-tarefa cabe às escolas, que devem planejar o cronograma de vacinação junto com a equipe da unidade e informar aos pais sobre a data e o horário da vacinação.
Os pais devem receber o Termo de Consentimento, indicando se autoriza a imunização do filho (a) na escola, se autoriza somente mediante seu acompanhamento ou se não autoriza a vacinação na instituição de ensino.
Aqueles que não autorizarem a vacinação dos filhos na escola durante a campanha, terão o prazo de 30 dias para apresentar na secretaria a declaração de atualização vacinal. Cabe às escolas, encaminhar ao Conselho Tutelar a lista com o nome dos estudantes que não apresentarem a declaração atualizada após o prazo de 30 dias.
Os estudantes terão aula normal nos dias de vacinação.
Cronograma
Desta forma, será montado um cronograma para as escolas estaduais no litoral paranaense receberem a campanha. Nas escolas municipais de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não confirmou a data para o início da aplicação das doses.

Em Pontal do Paraná, a Campanha de Vacinação nas Escolas acontece entre os dias 14 e 25 de abril. As equipes visitarão os colégios estaduais e municipais para aplicar a vacina nos alunos, mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis, dentro do Programa Saúde na Escola. “Vamos juntos cuidar da saúde das nossas crianças e adolescentes. Vacinar é um ato de amor. Vacinação salva vidas!”, informou a Prefeitura de Pontal do Paraná.
Adesão
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a campanha já teve edições anteriores com resultados expressivos. Em 2024, uma mobilização semelhante verificou 495 mil carteirinhas de vacinação e aplicou quase 293 mil doses em escolas estaduais e municipais do Paraná.
A expectativa é de que os números aumentem neste ano com o fortalecimento da parceria entre Estado e municípios e a ampliação da adesão das famílias. “Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a ação fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral com crianças e adolescentes”, enfatizou o Governo do Estado.
Com informações da Sesa
Fotos: Alessandro Vieira/Sesa