Cultura

MAE receberá concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” na próxima semana

Evento ocorrerá no pátio do museu em Paranaguá a partir das 19h da quarta-feira, 16

concerto em paranagua1

Esta é a primeira turnê do grupo no Paraná com música histórica europeia e oriental (Foto: Divulgação/Studium Musicae)

Na próxima quarta-feira, 16, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediará o concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” que traz amplo repertório de música histórica europeia e oriental, algo que faz parte da primeira turnê do grupo no Paraná, que incluiu Paranaguá. O evento terá entrada franca e será iniciado às 19h, sendo promovido pelo Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica em uma parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. 

De acordo com a organização, o concerto será no pátio do MAE, edificação histórica que no passado foi o primeiro Colégio de Jesuítas do Paraná, inaugurado em 1755. “O grupo está muito honrado em razão dessa parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, a qual possibilitou que nos apresentássemos neste local histórico, construído no século XVIII, às margens do Rio Itiberê. Vai ser algo especial não só para o público, mas para os próprios músicos”, destaca Alvaro Collaço, idealizador da iniciativa.

“A apresentação faz parte do projeto da primeira turnê do grupo pelo Paraná, que prevê concertos em oito cidades. O grupo consolida assim seu papel de referência em música histórica no Estado. A turnê é possível graças ao Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e ao incentivo da Copel. Ela foi idealizada e produzida por Alvaro Collaço. Em Paranaguá, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico”, informa o município.

Rotas da Seda

mae em paranagua
MAE é importante alicerce da cultura e arte em Paranaguá (Foto: Folha do Litoral News)

Segundo a organização do evento, a proposta do concerto com o tema “Rotas da Seda” abrange não só a música, traz a relevância da fé, do intercâmbio entre os povos e do comércio. “As rotas iniciam séculos antes do nascimento de Cristo e permanecem ativas no século XXI. Atualmente passam por um período de migração para os meios digitais”, detalha.

De acordo com o município, o programa de concerto revela uma expansão do Studium Musicae em relação ao seu repertório. “Se no passado, antes da sua retomada em 2022, o grupo se dedicava à música histórica europeia, agora incluiu nas suas apresentações música oriental (chinesa e japonesa), inclusive, valorizando a compreensão do quanto já era sonora a terra em tempos antigos. O concerto é um mosaico de estilos, considerando as línguas e a cultura de cada região e uso de diferentes instrumentos”, complementa.

“A música foi um elemento fundamental na cultura medieval, tanto na formação da sociedade quanto na expressão de religiosidade e festividade. A música medieval foi influenciada pela igreja, pela realeza e por movimentos musicais como o Trovadorismo e o Cantochão. A administração do prefeito Adriano Ramos está empenhada em fomentar a cultura em Paranaguá, através de grandes eventos como este”, ressalta Ivan Lapolli Filho, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

SERVIÇO

STUDIUM MUSICAE em Concerto Rotas da Seda: A Música do Mundo em Paranaguá

Data: 16 de abril

Horário: 19h

Local: Pátio do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR: Rua XV De Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá

Entrada franca

Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico/Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

MAE receberá concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” na próxima semana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


MAE receberá concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” na próxima semanaAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.