Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado, o 2.º Circuito Gastronômico de Matinhos tem como objetivo promover a culinária caiçara no litoral do Paraná. O evento tem 17 estabelecimentos participantes, entre bares e restaurantes, com o camarão como carro-chefe dos preparos.
Até o dia 1.º de junho, os visitantes poderão aproveitar vários pratos da culinária caiçara e ajudar a fomentar o turismo após a temporada de verão, valorizando a gastronomia e o empreendedorismo local.
O secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do setor para a região. “Eu sempre digo que o turismo é feito com paixão, porque é uma cadeia que envolve muitas pessoas, uma ferramenta extraordinária, em que os envolvidos precisam amar aquilo que fazem. O turismo é um arranjo produtivo do litoral e de muitas outras regiões do Estado, gerando emprego e renda, por isso a importância de apoiar esse tipo de evento”, disse Paranhos.

O atrativo principal do Circuito Gastronômico de Matinhos é o camarão, desde pratos mais tradicionais até outras invenções criadas pelos chefs. O diretor executivo da ABAV Paraná, Luciano Bartolomeu, falou sobre o impacto do evento na economia do município, aproveitando o bom momento turístico que a região vive, com a chegada de muitos visitantes, inclusive estrangeiros, e de infraestrutura cada vez mais aprimorada, como a revitalização da orla.
“O apoio do Estado ao evento é de suma importância, porque muitos dos investimentos feitos nos últimos anos no Litoral fazem a diferença na vida da população. É uma demonstração clara do compromisso da Secretaria do Turismo com o setor gastronômico e com a iniciativa privada do turismo paranaense”, disse.
Mais informações sobre os pratos e restaurantes participantes estão no instagram @circuitomatinhos.
Com informações da AEN