Na noite de quarta-feira, 26, a Câmara Municipal de Paranaguá foi palco de debate e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres, chamado de “Fortalecendo Vozes”. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIAP) de Paranaguá, buscou fomentar discussões sobre a proteção e o empoderamento das mulheres na sociedade.
A vereadora Lena da Farmácia, presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, falou sobre a relevância do evento, que visa dar mais visibilidade à voz feminina na política e na construção de uma sociedade mais justa.

“Esse evento é para mulheres, fortalecendo a voz das mulheres. Um espaço para a gente ter uma importância na política, na construção da sociedade mais justa e sendo o mês da mulher, a gente lembra das conquistas que tivemos e também dos desafios do dia a dia. Como procuradora especial da mulher, eu tenho me dedicado muito na criação de políticas públicas voltadas para nós. E as mulheres têm que ter mais um espaço, dignidade e respeito na política”, afirmou Lena, ressaltando o empenho da Procuradoria na criação de políticas voltadas para as mulheres.

O presidente da Câmara Municipal, Adalberto Araújo, também participou da abertura do evento e falou sobre a importância de aproximar a Casa de Leis da população. “É um evento da Procuradoria Especial da Mulher, vereadora Lena da Farmácia como presidente, as membros Tenile Xavier e Mari Leite, numa iniciativa que pretende justamente ampliar o conhecimento, especialmente das mulheres, no que diz respeito à proteção delas, os direitos, as garantias, especialmente a questão da segurança da mulher e é mais um evento também que aproxima a casa da população nesse intuito dessa nova gestão da mesa executiva de atrair a população e de aproximar também a Câmara Municipal da sociedade”, disse o presidente.

A presidente do CMEC da ACIAP, Jacqueline Guimbala, discursou durante o evento e destacou a importância do empreendedorismo feminino para a independência e crescimento social. Ela celebrou a aprovação da Lei n.º 4.418, que institui o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, a ser comemorado em 21 de setembro.
“Temos muito orgulho por Paranaguá ser a primeira cidade do Paraná a incluir essa data em seu calendário oficial. Enquanto o 8 de Março celebra nossas conquistas políticas e sociais, o 21 de setembro nos convida ao autocuidado físico e emocional, ao fortalecimento da autoestima e à consciência do nosso valor”, enfatizou Jacqueline.

Além disso, Jacqueline Guimbala trouxe uma questão urgente: a necessidade da instalação de uma Delegacia da Mulher em Paranaguá. Ela destacou um estudo recente que classifica o município como o pior do Brasil para ser mulher, considerando fatores como feminicídio, desigualdade salarial e falta de oportunidades.
“Isso evidencia a vulnerabilidade social e econômica das mulheres. Não podemos mais permitir que a falta de estrutura agrave essa situação e aumente a violência contra as mulheres. Precisamos de um espaço especializado, com atendimento humanizado, onde nenhuma mulher se sinta desamparada ao buscar ajuda fortalecendo a nossa rede de apoio”, alertou.

Durante o evento, as palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre políticas públicas voltadas para as mulheres. Soraya Helena Stein, membro do CMEC, abordou questões relacionadas às políticas públicas femininas. A Promotora de Justiça, Cibelle Maria Scopel, tratou dos aspectos legais e do acesso à justiça. A servidora do Tribunal de Justiça, Thais Felix Zuba, apresentou informações sobre o funcionamento do sistema judiciário. Já a cabo da Polícia Militar do Paraná, Renata Mendes, que estava acompanhada do 3.º Sargento Adenildo Gonçalves, da Patrulha Maria da Penha, trouxe experiências práticas no combate à violência doméstica.

A procuradora adjunta, vereadora Tenile Xavier, enfatizou a importância do apoio e da troca de experiências entre mulheres, que ao se unirem, podem fortalecer a luta por um espaço maior na sociedade e no mercado de trabalho.
“São mulheres tirando um período do seu dia para fortalecer outras mulheres. São 35 anos de trabalho do CMEC, então elas vêm desenvolvendo um trabalho com várias outras mulheres, mostrando o caminho do empreendedorismo e que todas podem ter os seus próprios negócios, expandir como elas desejarem e a Procuradoria da Mulher aqui tem o papel fundamental também de mediar esses espaços, proporcionar encontros onde novas mulheres possam vir aqui contar suas histórias e contar suas conquistas”, afirmou Tenile.

A vereadora Mari Leite também participou da discussão e destacou a relevância de projetos de conscientização, como o seu primeiro projeto de lei, que propõe que empresas com mais de 50 funcionários promovam palestras sobre a violência contra a mulher. “Muito importante promover esse tipo de evento para fortalecer toda a cadeia de cuidados em relação às mulheres, as mulheres que sofrem com violência doméstica. Eu tive o prazer, no meu primeiro projeto de lei, que todas as empresas, que têm acima de 50 funcionários, façam palestras para conscientizar não só o público masculino, como as mulheres, dessa prática tão, eu falo assim, abominável, que é a violência contra a mulher”, afirmou Mari.

A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, destacou a importância de espaços como a Casa de Leis para o empoderamento feminino. “É um privilégio poder estar aqui hoje, nesta casa repleta de mulheres que tem uma representatividade muito grande na nossa sociedade, poder falar do empoderamento feminino, de justiça para a mulher, isso é algo que é muito importante para a nossa sociedade. Hoje a mulher tem se apresentado em muitos lugares de liderança e dentro da Prefeitura de Paranaguá, hoje, a grande maioria das nossas secretárias são mulheres, eu falo que são mulheres qualificadas, que estão representando o município, então é uma gestão que preza muito esse olhar feminino”, afirmou a vice-prefeita.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Confira mais fotos do evento:







