Portos do Paraná

“Cada trabalhador tem papel fundamental no sucesso do Porto de Paranaguá”, destacou Luiz Fernando Garcia

Diretor-presidente da Portos do Paraná ressalta história de 90 anos de desenvolvimento

Luiz Fernando Garcia

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Aumento de calado, ganho de produtividade, recordes na movimentação e mais desenvolvimento. Tudo isso foi alcançado no Porto de Paranaguá devido a uma gestão eficiente e a atuação dos trabalhadores portuários que ajudam a construir a historia de 90 anos celebrados nesta segunda-feira, 17 de março. 

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a relevância dos trabalhadores para os recordes obtidos nos últimos anos. “Cada trabalhador tem um papel fundamental no sucesso do Porto de Paranaguá, especialmente os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), com os quais estabelecemos um canal de diálogo muito positivo. Temos avançado bastante na melhoria das condições de trabalho dessa categoria, e seguimos empenhados em fazer ainda mais”, disse Garcia.

Estudos apontam que um em cada cinco trabalhadores parnanguaras está ligado, de alguma forma, à atividade portuária.

A eles também são atribuídos os resultados expressivos que têm projetado o porto ainda mais fora do País.

“É graças a esses profissionais, que enfrentam sol e chuva para garantir operações eficientes, e ao nosso corpo técnico altamente qualificado, que alcançamos resultados expressivos e de relevância internacional”, declarou Garcia.

Segundo ele, há um investimento significativo na capacitação da equipe. “Estimo que 85% dos colaboradores da Portos do Paraná tenham passado por algum tipo de aprimoramento nos últimos anos, incluindo cursos internacionais”, afirmou Garcia.

Ganho de produtividade

O diretor-presidente lembra que, desde o início da gestão, o governador do Paraná, Ratinho Junior, estabeleceu como objetivo tornar o Porto de Paranaguá ainda mais atrativo comercialmente. Uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da concessão do canal de acesso.

“Esse projeto começou a ser desenvolvido em 2020 e, agora, aguarda a liberação do Tribunal de Contas da União para que possamos lançar o edital do leilão, que será realizado na Bolsa de Valores do Brasil – a B3. Chegar a essa etapa só foi possível graças a um trabalho integrado envolvendo toda a logística que o Estado oferece, e que a Portos do Paraná tem capacidade de gerir e coordenar. Esse é um projeto que conta com o apoio de toda a comunidade portuária”, frisou Garcia.

A empresa vencedora do leilão terá a obrigação de aprofundar o canal, o que garantirá mais segurança nas manobras dos navios e, consequentemente, mais agilidade nos processos de atracação e desatracação. No entanto, o principal benefício é a possibilidade de receber embarcações maiores. 

“A cada 30cm de aumento no calado, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos cresce, em média, duas mil toneladas, tanto no embarque, quanto no desembarque. Já no caso dos contêineres, são 220 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) adicionais por navio. Além disso, há uma perspectiva real de redução nos custos logísticos para os armadores que escolhem Paranaguá como porto de escala”, disse Garcia.

Aproximação com as comunidades

A Portos do Paraná tem fortalecido a relação porto-cidade e também a aproximação com ilhas e comunidades marítimas com a promoção de cursos, capacitações e projetos que têm como aliados a sustentabilidade.

Luiz Fernando Garcia
 Foi um pedido do governador do Paraná, Ratinho Junior, tornar o Porto de Paranaguá ainda mais atrativo comercialmente (Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná)

“Eu sempre digo que o porto e a cidade formam um conjunto inseparável – um não existe sem o outro. Por isso, temos desenvolvido diversas ações para que os moradores de Paranaguá se sintam parte dessa grande estrutura. Promovemos campanhas sociais, educacionais e ambientais, mostrando que o porto não é apenas uma estrutura operacional, mas também uma instituição que se preocupa com as pessoas. O Porto de Paranaguá é o maior gerador de empregos e renda da cidade, direta e indiretamente”, comentou Luiz Fernando.

Ele salienta que a movimentação portuária gera impactos para a cidade, mas os benefícios são maiores, por isso há esforços para minimizar eventuais transtornos.

“Um exemplo disso é a construção do Moegão, que eliminará as manobras ferroviárias que bloqueiam ruas. Com essa obra, reduziremos de 16 para apenas cinco os cruzamentos ferroviários em vias públicas. Isso melhora tanto a eficiência logística do porto quanto a mobilidade urbana”, pontuou o diretor-presidente.

Turismo

A fim de contribuir com o setor de turismo em Paranaguá, a Portos do Paraná disse que tem fornecido o suporte necessário para que o Paraná se consolide como um destino para cruzeiros marítimos. “Esse é um pedido do governador, que busca fortalecer cada vez mais o turismo no Estado. Para isso, temos um projeto de construção de um píer exclusivo para navios de cruzeiro, além de um terminal de passageiros para receber os turistas que embarcam e desembarcam em Paranaguá, interessados em conhecer as atrações do nosso litoral”, adiantou Garcia. 

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo da Portos do Paraná (CONSAD) aprovou, em janeiro deste ano, o ingresso da Portos do Paraná como membro-fundador da Associação Internacional para o Desenvolvimento Portuário (IAPORTS). Localizada no Porto de Santos, o foco da associação sem fins lucrativos é na responsabilidade social e econômica, no intercâmbio dos portos brasileiros com os principais mercados mundiais e na sustentabilidade no setor portuário.

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“Cada trabalhador tem papel fundamental no sucesso do Porto de Paranaguá”, destacou Luiz Fernando GarciaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.