Com 90 anos de história completos neste dia 17 de março de 2025, o Porto de Paranaguá vê no horizonte um centenário de conquistas e crescimento exponencial. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o Porto de Paranaguá vive um dos melhores momentos de sua trajetória. Segundo ele, mais do que um ponto de escoamento de riquezas, a empresa pública é um símbolo do progresso e da força econômica do Paraná e do Brasil.
O secretário atribuiu a posição ocupada hoje pelo Porto de Paranaguá à gestão moderna e eficiente, capaz de se consolidar como o porto mais produtivo do País, referência nacional e internacional no comércio marítimo.
“Ao longo de sua história, o Porto de Paranaguá acompanhou as transformações do Estado do Paraná e do agronegócio brasileiro, tornando-se um elo essencial entre a produção nacional e os mercados globais. Seu papel como porto graneleiro é estratégico, levando ao mundo a riqueza cultivada em terras paranaenses e brasileiras. Essa grandiosidade não se reflete apenas nos números expressivos de movimentação de cargas, mas também na qualidade dos serviços e no comprometimento de seus colaboradores que fazem desse porto um exemplo de eficiência”, disse Sandro Alex.
Além de um passado com grandes feitos a serem comemorados, o Porto de Paranaguá vislumbra um futuro promissor. “Projetos de expansão, modernização e novas oportunidades, como a participação em leilões estratégicos na Bolsa de Valores de São Paulo, demonstram que o porto continua sendo um ativo altamente valorizado, disputado por grandes empresas e pronto para um novo ciclo de crescimento”, lembrou o secretário.
Portanto, os próximos anos devem ser de grandes realizações. “Obras de infraestrutura robustas, novas tecnologias e parcerias estratégicas garantirão que o Porto de Paranaguá continue sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil. As perspectivas são animadoras: um porto ainda mais forte, preparado para os desafios do futuro e comprometido com a excelência”, frisou Sandro Alex.

Sendo assim, celebrar os 90 anos do Porto de Paranaguá é celebrar a prosperidade de um Estado que se orgulha de sua infraestrutura portuária. “É reconhecer o esforço de todos que, ao longo das décadas, contribuíram para transformar este porto em um dos maiores legados do Paraná. Viva o Porto de Paranaguá, orgulho do Estado, referência para o Brasil e para o mundo!”, declarou Sandro Alex.
Novidades na infraestrutura portuária
As obras do Moegão, sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos do Porto de Paranaguá, chegaram a 30% de execução. É considerada a maior obra portuária no País hoje. “Também temos as previsões dos novos arrendamentos (PAR-14, PAR-15 e PAR-25) que preveem futura ampliação do cais para o mar, com píer em formato de “T” que permitirá atracação de mais navios”, contou o secretário.
Está em andamento também a reforma e melhoria estrutural do píer público de granéis líquidos, bem como a elaboração do projeto do terminal de passageiros com previsão de entrega para maio.
“E destaco ainda o projeto da concessão do canal de acesso, que atualmente está em fase final de análise pelos órgãos intervenientes, com previsão de realização do leilão no 2.º semestre deste ano. Ressaltando que essa concessão prevê investimentos vultosos para melhorias do canal de acesso aos portos do Paraná, buscando receber navios de maior capacidade de movimentação de carga”, antecipou Sandro Alex.
Investimentos em rodovias
Diversos investimentos em rodovias e ferrovias para melhorar a logística de escoamento da produção agrícola. De acordo com o secretário, o montante é alto.
“O que não apenas confirma, mas que também comprova a intenção do governador Ratinho Júnior em transformar o Paraná num hub logístico da América Latina. Em andamento, atualmente, só em conservação e obras nas estradas com duplicações, viadutos e trincheiras, temos um investimento de quase R$ 6 bilhões”, disse Sandro Alex.
Houve, ainda, a entrega da Ponte da Integração Brasil – Paraguai; a pavimentação da Estrada da Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama; o contorno norte de Castro; a restauração em concreto das duas primeiras etapas de três da PRC-280 entre Palmas e General Carneiro e de Palmas a Clevelândia; a duplicação da Rodovia dos Minérios entre Curitiba e Almirante Tamandaré; a pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati; a duplicação do contorno oeste em Cascavel; as duplicações da BR-277 em Guarapuava; da PR-445 entre Londrina e Irerê; e da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo.
“Se somarmos as obras em andamento, as concluídas, as feitas em parceria com a iniciativa privada, os acordos de leniência das antigas concessões de pedágio mais obras de conservação de pista os valores passam dos 10 bilhões de reais”, afirmou o secretário.
Ferrovias
Nas ferrovias, o governador Ratinho Júnior autorizou as obras de pavimentação do terminal da Ferroeste, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O investimento previsto é de R$ 82 milhões, e tem como objetivo modernizar o terminal que atende a uma demanda de quase 30 anos do setor produtivo local que utiliza o terminal para exportar grãos, farelos e produtos industrializados pelo Porto de Paranaguá.
“Hoje, o terminal abriga 14 empresas, entre grandes cooperativas, multinacionais e companhias locais da região oeste do Estado. E também, como já citado, o Moegão, que está em fase avançada e com sua expansão de capacidade, vai garantir um equilíbrio entre o transporte de cargas por rodovias e ferrovias, chegando a 50% em cada modal”, acrescentou Sandro Alex.

Tecnologias limpas
Além de investimentos em infraestrutura para ampliação do Porto de Paranaguá, assim como nas rodovias para escoamento agrícola, o Porto de Paranaguá tem se destacado a capacitação dos técnicos da empresa na aquisição de conhecimento em tecnologias limpas e combustíveis renováveis.
“A Portos do Paraná é signatária do Green Ports Partnership, iniciativa estabelecida com o Porto de Rotterdam para troca de experiências e investimentos em Hidrogênio Verde e combustíveis alternativos aos fósseis. Ainda, a Portos do Paraná faz parte como membro da Aliança Brasileira para a Descarbonização de Portos e é o único porto público do Brasil que possui a certificação europeia de qualidade na área de gestão ambiental portuária, a certificação Ecoports”, afirmou Sandro Alex.
Outro ponto a se destacar é a atuação da Portos do Paraná, que está exigindo nos novos contratos de arrendamento, as devidas modernizações de equipamentos e estruturas que causem menores impactos ambientais e sejam menos poluentes.
“Adicionalmente, destaco que está em andamento a realização de um inventário de cálculo de pegada de carbono e de emissão de gases de efeito estufa – GEE da Portos do Paraná, que será então sucedido por um amplo Plano de Descarbonização do Porto, que está sendo realizado em parceria com a renomada Fundación Valenciaport, que tem amplo expertise nesse tema”, ressaltou o secretário.
Portos do Paraná na COP28
A Portos do Paraná foi a única autoridade portuária do mundo a palestrar na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP28). Segundo Sandro Alex, a empresa pública tem levado sua experiência na relação com a cidade e as comunidades do seu entorno. A participação em eventos dessa magnitude fazem o Porto de Paranaguá ser referência mundo afora.
“Esse diferencial, levou os portos a se destacarem em meio a portos mundiais que são muito maiores e mais pujantes. Porém, esse diferencial já levou a empresa a palestrar diversas vezes no evento mais importante de mudanças climáticas da ONU. Ações como a recuperação de 40 hectares de áreas degradadas com a implantação de sistemas agroflorestais, são consideradas extremamente inovadoras e essas Conferências da ONU permitem a divulgação dessas ações em âmbito mundial”, frisou.