Economia

Aumento no preço do café impacta a procura pela bebida mais consumida no país

Questões climáticas são um dos fatores para o aumento expressivo

top view cup coffee with books 1

O grande volume de exportações de café tem provocado uma alta nos preços internos, por se tratar de uma commodity que influencia os preços internos do produto (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O café, queridinho dos brasileiros e presente na rotina de todos os dias, seja pela manhã, após o almoço, à tarde, à noite ou a qualquer hora do dia, sofreu um aumento significativo nos últimos dias, fazendo com que o consumo da bebida mais consumida no país ficasse mais caro. Mas a pergunta que todo mundo está fazendo é: por que esse aumento?

O economista Ivan Maciel explica as razões para esse aumento. De acordo com ele, o grande volume de exportações de café tem provocado uma alta nos preços internos, por se tratar de uma commodity que influencia os preços internos do produto. Ele destaca ainda que as questões climáticas são um dos fatores que contribuem para essa alta no preço do café.

“O grande volume de exportações de café tem provocado uma alta nos preços internos, por se tratar de uma commodity que influencia os preços internos. Além das questões climáticas, que também contribuíram para essa alta”, ressaltou.

No ano passado, a alta do preço do café foi de 46%, impactando o resultado inflacionário do ano.

O economista destaca que o lucro obtido com as exportações tem contribuído para a alta do preço do café, pois, para o produtor, é mais vantajoso exportar. Como resultado, o mercado interno acaba tendo que pagar o preço globalizado do produto. Ou seja, o valor não é determinado apenas por fatores locais, mas é ajustado conforme o contexto econômico global.

Ele também aponta que o câmbio alto, que resulta em maiores lucros, favoreceu esse aumento. “Com o câmbio elevado, a exportação se torna mais vantajosa, e o mercado interno precisa absorver o preço globalizado do produto”, finalizou Ivan Maciel.

Foto 2 6
As questões climáticas são um dos fatores que contribuem para essa alta no preço do café (Foto: Folha do Litoral News)

De acordo com a líder de uma cafeteria na cidade de Paranaguá, Glendha Maris, o aumento no preço do café reduziu o movimento de clientes no estabelecimento.

“Esse aumento para nós é ruim, porque causou uma queda significativa no movimento. Tivemos que ajustar alguns valores também devido ao aumento do café, o que acaba prejudicando a gente. Mesmo com o início de ano e as férias do pessoal, o movimento ainda está bem baixo. Já estamos sentindo bastante essa queda”, disse a profissional, que espera otimista, que o cenário mude nos próximos dias. 

“A gente até achou que essa queda era por causa das férias do pessoal, mas acabou sendo por causa do aumento do café. Às vezes, o pessoal vem aqui e reclama do aumento, já que tivemos que ajustar todos os valores”, finalizou.

Você também poderá gostar

Aumento no preço do café impacta a procura pela bebida mais consumida no país

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Aumento no preço do café impacta a procura pela bebida mais consumida no paísAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).