Na noite de quarta-feira, 12, um colombiano de 30 anos, morreu no Hospital Regional do Litoral após sofrer um grave afogamento em um rio no município de Morretes. A vítima, que nadava no Rio Nhundiaquara sem a presença de guarda-vidas, ficou submersa por aproximadamente 15 minutos antes do início das buscas.
Assim que foram acionadas, as equipes de resgate chegaram ao local em sete minutos e iniciaram a busca. Utilizando mergulho livre e a técnica de canivete, os socorristas localizaram a vítima em decúbito dorsal a cerca de três metros de profundidade no fundo do rio.
O colombiano foi retirado da água e levado até a margem, onde foram iniciadas imediatamente as manobras de reanimação cardiorrespiratória. Em estado crítico e classificado em grau 6 de afogamento, o paciente recebeu oxigênio, enquanto o suporte aéreo era acionado para agilizar seu transporte.
Diante da gravidade do caso, os socorristas avaliaram que a transferência para o Pronto Socorro de Morretes seria a melhor opção para aumentar suas chances de sobrevida. Após 48 minutos de atendimento, a vítima recuperou os sinais vitais e foi transferida pela aeronave BPMOA, ao hospital regional em Paranaguá. Porém, a apesar dos esforços da equipe médica, o colombiano não resistiu.