A 37.ª edição do Show Rural Coopavel ocorrerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR). O evento é reconhecido como um dos três maiores eventos do agronegócio na América Latina. As atividades vão ser realizadas diariamente das 8h às 17h. O slogan da 37ª edição é Nossa natureza fala mais alto.
Agrociência
Fundada em maio de 2020, em Curitiba, a Agrociência Cooperativa tem hoje quase 130 cooperados, a maioria profissionais de Ciências Agrárias e Meio Ambiente. A Coop nasceu dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi constituida para estabelecer uma ponte entre a universidade, o campo e o mercado, desenvolvendo os cooperados.
População
Um levantamento do Ipardes indicou as cidades do Paraná que terão uma ‘explosão populacional’ até 2050 e quais municípios vão perder moradores neste mesmo período. Os dados mostram que Sarandi, no norte do estado, apresentará o maior aumento populacional em 25 anos.
Plantão judiciário
No período de recesso judiciário, compreendido entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) funcionará em regime de plantão, não havendo expediente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O atendimento presencial será realizado em regime de plantão das 13h às 17h em todas as Zonas Eleitorais (ZEs) do Paraná.
PIS-Pasep
Mais de 239 mil trabalhadores que têm direito ao abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, ainda não sacaram o benefício, informou o Ministério do Trabalho. No total, R$ 218.900.970 estão disponíveis para saque. O prazo para sacar o dinheiro termina no dia 27 de dezembro.
Apreensão
Com uma média de 1,3 tonelada de drogas retiradas de circulação por dia, o Paraná respondeu por um terço do total das apreensões feitas em todo o Brasil no ano. No Paraná, em 11 meses, foram 444 toneladas apreendidas. O volume supera todas as apreensões de 2023, que chegaram a 435 toneladas.
Pedágios
A praça de pedágio em José dos Pinhais, dos Campos Gerais e do centro-sul do estado voltaram a operar. Além dessas praças, o usuário segue pagando pedágio nas estradas concedidas à Arteris para São Paulo (BR-116) e para Santa Catarina, seja pela BR-376/BR-101 no litoral ou pela BR-116, no Sudeste, no sentido Rio Negro.
EAD
O número de estudantes matriculados em cursos de ensino superior oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD) está crescendo rapidamente. Dados oficiais apontam que quase 5 milhões de alunos se matricularam em cursos desse tipo no Brasil em 2024. O número quase quintuplicou na última década e representou 49% do total de ingressantes em cursos de ensino superior no país.
Emendas parlamentares
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes para discutir uma reação do Legislativo à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, que, na segunda-feira passada, determinou a suspensão do pagamento de 4,2 bilhões de reais em emendas parlamentares de comissão. A reunião será por meio de videoconferência ainda esta semana.
Relações institucionais
Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara, é o nome que vem ganhando força para assumir a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha. O atual titular da pasta sofreu muitos desgastes durante a gestão do presidente da Câmara, Arthur Lira, que chegou a chamá-lo de “incompetente”. Segundo aliados, Isnaldo, além de próximo do governo, tem bom trânsito entre os parlamentares.
Na comunicação
Na virada do ano, o marqueteiro Sidônio Palmeira assumirá o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). Ele substituirá o ministro Paulo Pimenta, que está no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2023. A pasta é responsável por toda a estratégia de comunicação do governo federal e pelas ações de difusão das políticas públicas, que vinham sendo duramente criticadas, inclusive dentro do Planalto.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.