Na terça-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), reforçou apelo à população do Paraná e de todo o litoral para doação de sangue antes das festividades de final de ano. O foco é o reforço de estoques e garantia de atendimento a pacientes que necessitem de transfusões durante este período, que inclusive é marcado por uma maior demanda nos serviços de saúde e hospitais, incluindo o Hospital Regional do Litoral (HRL).
Segundo a assessoria, a doação pode ser feita em uma das 23 unidades do Hemepar espalhadas pelo Estado. Em Paranaguá, ela pode ser feita no Hemepar que fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O espaço fica aberto para doadores de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.
De acordo com a coordenadora do Hemepar, Vivian Raksa, as festas de fim de ano são momentos críticos para os estoques de sangue devido à redução no número de doadores e à maior demanda por transfusões. “O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para atender a todos que necessitem. Cada doação pode salvar até quatro vidas e fazer a diferença para muitas famílias,” frisa Vivian.
“Para evitar a falta de sangue, a Sesa recomenda que os doadores assíduos programem suas visitas aos bancos antes do início do período de férias. Além disso, reforça o convite para que toda a população, inclusive quem ainda não é doador, participe deste ato de solidariedade”, informa o Hemepar.
Passo a passo para ser doador
Uma bolsa de sangue, que é recolhido do doador em um processo rápido de cerca de 40 minutos, pode salvar até três vidas. Segundo a 1.ª Regional de Saúde da Sesa, o passo a passo é simples para o doador de primeira viagem. “Primeiro ele é cadastrado no sistema do Hemepar e recebe um questionário para responder. É feita uma triagem clínica, com avaliação do doador e preenchimento dos requisitos para doação de sangue. Após isso, é feito um rápido exame denominado como triagem hematológica, com retirada de uma gota de sangue para verificar se o possível doador tem anemia”, explica a assessoria.
Depois dessa etapa, de acordo com a 1.ª RS, após concessão de lanche, com café ou suco, no caso da pessoa não ter se alimentado, o doador senta em uma cadeira própria para doação em uma sala com ar-condicionado e televisão, onde são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. “Após a coleta, o doador é encaminhado para a sala de lanche e deve permanecer no Hemepar por pelo menos 15 minutos”, completa a assessoria.
Além da doação de sangue, a doação de medula óssea pode também ser encaminhada no Hemepar de Paranaguá, que fica localizado na Avenida Gabriel de Lara, 481, cuja diretora é Elizabeth de Fátima Rosa. A entrega das carteirinhas de doador é feita em até 30 dias após a doação e são entregues de segunda a sexta-feira.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3422-4931 ou pelo email [email protected] ou pelo site do Hemepar.
Com informações da AEN