A declaração do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reconhecendo o Porto de Paranaguá como o melhor porto público do Brasil, não apenas consolida o protagonismo da infraestrutura portuária paranaense, como também desmantela narrativas políticas e críticas infundadas que, por vezes, buscam desacreditar os avanços alcançados.
O anúncio da primeira concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá é mais um marco na trajetória de inovação e competitividade dos Portos do Paraná. Esse passo reflete uma visão estratégica e um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a eficiência logística, elementos fundamentais para a economia do Estado e do país.
Enquanto alguns insistem em perpetuar discursos de caos, a realidade dos números fala mais alto. Com a mesma estrutura de 2015, que movimentava 30 milhões de toneladas, o Porto de Paranaguá registrou um impressionante aumento de 120% em sua capacidade operacional, alcançando 65 milhões de toneladas. Isso não é apenas gestão; é transformação.
Os resultados alcançados provam que críticas vazias e ilações políticas não podem ofuscar o trabalho de quem, de fato, realiza. A gestão dos Portos do Paraná demonstra que é possível aliar competência administrativa, inovação e visão de longo prazo para transformar desafios em resultados concretos.
Para o Paraná, fica a lição de que o desenvolvimento se constrói com ações sólidas e parcerias estratégicas, enquanto o foco permanece no que realmente importa, a competitividade econômica, a eficiência operacional e o fortalecimento da posição do estado como um dos maiores hubs logísticos do Brasil.
Que este exemplo sirva de inspiração para outras esferas da administração pública, mostrando que, com gestão comprometida e eficiente, é possível transformar cenários e consolidar o protagonismo nacional e internacional.
Folha do Litoral News – A voz do desenvolvimento no Paraná.