O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, através da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, divulgou que quatro colégios estaduais do litoral do Paraná passarão por consultas públicas. A Resolução 7.789/2024 estabelece as regras para as consultas do programa Parceiro da Escola, que serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro.
- Folha do Litoral News recebe Prêmio Top of Mind 2024
- Justiça Eleitoral de Paranaguá realizará cerimônia de Diplomação dos Eleitos no dia 11 de dezembro
O chefe do NRE de Paranaguá, Paulo Penteado, destacou a importância da participação da comunidade escolar em participar desta consulta. “Na consulta será decidido o modelo de organização que será implementado nas escolas nos próximos anos, a participação dos pais e de extrema importância para decidir sobre o futuro da gestão das escolas”, disse.
COLÉGIOS DO LITORAL
Os colégios estaduais que realizarão o procedimento são: o Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, localizado na Avenida Atlântica, e o Colégio Estadual Professor Paulo Freire, na Avenida Padre Joaquim, ambos em Pontal do Paraná; o Colégio Estadual Tereza da Silva Ramos, situado na Rua Martinho Ramos, no bairro Tabuleiro, em Matinhos; e o Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, localizado na Rua Itamarandiba, no bairro Santos Dumont, em Paranaguá.
“As escolas em que o governo/SEED quer dar mais apoio às direções desde a diminuição da sobrecarga sobre os diretores até a melhoria na infraestrutura que essas escolas precisam”, explicou o chefe do NRE, Paulo Penteado.
VOTAÇÃO
Na cédula de votação, o público apto a votar escolherá entre as opções “sim, aceito a implementação do Programa Parceiro da Escola” ou “não, recuso a implementação do Programa Parceiro da Escola”.
As votações ocorrerão no dia 6 das 8h às 20h30, no dia 7 das 8h às 17h e no dia 9 das 8h às 20h30. Estão aptos a votar professores efetivos e contratados em Regime Especial, funcionários efetivos e contratados em Regime Especial, pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos completos na data da consulta.
“A participação da comunidade escolar é fundamental, nosso desejo é que esse processo seja democrático e que ele expresse os anseios da comunidade local, chamamos os pais a mais uma vez participar da educação e do futuro de seus filhos”, convidou o chefe no NRE, Paulo Penteado.
O processo contará com a participação de três comissões consultivas: a Comissão Central é responsável por organizar as votações, a Comissão Regional do NRE ajudará a divulgar o processo, além de receber e manter sob sigilo as atas de votação, e a Comissão Consultiva Local, que fará o acompanhamento in loco. Os votos serão depositados em urnas, que serão lacradas e ficarão sob responsabilidade do diretor das instituições. A abertura das urnas será realizada no dia 9 de dezembro.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
PARCEIRO DA ESCOLA
O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.