As procissões em louvor a Nossa Senhora do Rocio, tem crescido a cada ano e durante o ano inteiro, diversos devotos fazem suas preces e súplicas a Mãe do Rocio para alcançar as graças que precisam. A procissão solene é então uma forma dos fiéis agradecem a essa mãe do céu que cuida e os ampara em meio às dificuldades.
Durante a procissão solene encontramos diversas pessoas agradecendo a Nossa Senhora do Rocio pelas bênçãos recebidas e por mostrar que Cristo está sempre do lado de cada um daqueles que precisam, portanto, é comum encontrar pessoas com objetos, realizando a procissão descalços, entre outros.
Procissão Solene de Ida a Catedral Diocesana
Na última sexta-feira, 15, aconteceu na cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná a procissão solene em louvor a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná e contou com a presença de aproximadamente 100 mil pessoas, segundo a secretaria de segurança pública de Paranaguá.
Centenas de fiéis saíram pelas ruas da cidade litorânea, para prestar a sua homenagem, com muita alegria, cantos e oração. A procissão inicia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e os devotos percorrem 3,5 quilômetros em direção a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário.
Estavam presentes no santuário, 65 ônibus de diferentes localidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além disso, vieram caminhando de Pontal do Paraná até o Santuário do Rocio o grupo Caminho da Fé, em um trajeto de 32 quilômetros.
“A gente vem todos os anos. Antes o pessoal vinha de bicicleta, mas nesse ano decidimos fazer esse sacrifício. Já pedi outras vezes por bênçãos para a saúde, mas hoje viemos agradecer”, contou Mara, uma das integrantes do grupo.
Procissão Luminosa de retorno ao Santuário do Rocio
No sábado, 16, ocorreu então a procissão luminosa em louvor a Nossa Senhora do Rocio. Este é um momento maravilhoso, onde os devotos levam suas velas ou ativam as lanternas dos celulares e vão em oração e cantando com muito fervor até o santuário.
O trajeto é o mesmo, sendo os 3,5 quilômetros, mas desta vez, saindo da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, indo em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Após a Santa Missa na Catedral, dezenas de devotos acompanharam a Mãe do Rocio retornar ao seu santuário e muitos romeiros já estavam ao lado de fora da igreja.
Durante o caminho, o Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindacapp), realizaram uma bela homenagem a Nossa Senhora do Rocio, com jogo de luzes e queima de fogos, acolhendo a Rainha do Paraná.
Com o barulho do ronco das motocicletas, Nossa Senhora do Rocio adentra em seu santuário e os fiéis lotaram cada centímetro, agradecendo a mãe do céu por todas as bençãos e a imagem oficial voltou ao seu nicho, onde sairá somente na festa do ano que vem, em 2025, que será de número 212.
“É claro que agora no final o pessoal está cansado, mas temos que agradecer por tudo o que aconteceu. A festa deste ano superou as nossas expectativas em pelo menos três vezes. Preciso agradecer também aos confrades redentoristas, às lideranças, ao casal festeiro, enfim, todos aqueles que se mobilizaram para construir uma festa tão bonita”, finalizou padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.
Fotos: Santuário do Rocio
Com informações: Santuário do Rocio